INFÂNCIA, ESCOLA E TRABALHO: AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA - CE NOS ANOS DE 2017 E 2018
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60801 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4499 "inscrito_id" => 3696 "titulo" => "INFÂNCIA, ESCOLA E TRABALHO: AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA - CE NOS ANOS DE 2017 E 2018" "resumo" => "O PRESENTE ESCRITO POSSUI CARÁTER EXPLORATÓRIO E PROPÕE UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO TRABALHO INFANTIL E SOBRE COMO PROGRAMAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ERRADICAÇÃO A ESSE PROBLEMA VÊM SENDO TRABALHADOS NO MUNICÍPIO DE ARACOIABA, CEARÁ. ESTE TRABALHO, PORTANTO, CONSISTE EM UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O TRABALHO E A EXPLORAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES ACARRETAM EM SUAS VIDAS ESTUDANTIS. COMO METODOLOGIA FOI OPTADO POR UMA PESQUISA AÇÃO, UTILIZANDO COMO O MÉTODO A PESQUISA MISTA, OU SEJA, QUANTITATIVA E QUALITATIVA, SENDO A PRIMEIRA ETAPA COM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 80 ALUNOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO AQUI REFERIDO E POSTERIORMENTE REALIZADO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. COM AS ANÁLISES PROFERIDAS POR MEIO DESTA PESQUISA, OBSERVA-SE QUE UMA DAS GRANDES VARIÁVEIS QUE IMPEDE O AVANÇO DA EDUCAÇÃO É JUSTAMENTE OUTRA ATIVIDADE EXERCIDA PELOS ALUNOS DE TRABALHO, SEJA ELE REMUNERADO OU NÃO. ATRAVÉS DESTES RESULTADOS FOI POSSÍVEL A ESCOLA PENSAR EM AÇÕES INTERVENTIVAS, ALÉM DISSO, EM 2018 FOI REESTRUTURADO E REORGANIZADO O FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS DE DIREITO. CONCLUI-SE QUE O ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO EDUCACIONAL E EM ÂMBITO MUNICIPAL, REQUER AÇÕES E RESPOSTAS IMEDIATAS; MAS, É NECESSÁRIO TAMBÉM, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, MUDAR A REALIDADE SOCIAL EM QUE VIVEM AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRABALHO INFANTIL, ESCOLA, DIREITO, MUNICÍPIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID3696_26092019181354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO BRUNO DE LIMA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO BRUNO" "autor_email" => "pedro.bruno@outlook.com" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60801 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4499 "inscrito_id" => 3696 "titulo" => "INFÂNCIA, ESCOLA E TRABALHO: AS IMPLICAÇÕES DO TRABALHO INFANTO-JUVENIL NA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ARACOIABA - CE NOS ANOS DE 2017 E 2018" "resumo" => "O PRESENTE ESCRITO POSSUI CARÁTER EXPLORATÓRIO E PROPÕE UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DO TRABALHO INFANTIL E SOBRE COMO PROGRAMAS DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ERRADICAÇÃO A ESSE PROBLEMA VÊM SENDO TRABALHADOS NO MUNICÍPIO DE ARACOIABA, CEARÁ. ESTE TRABALHO, PORTANTO, CONSISTE EM UM ESTUDO SOBRE AS CAUSAS E AS CONSEQUÊNCIAS QUE O TRABALHO E A EXPLORAÇÃO DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES ACARRETAM EM SUAS VIDAS ESTUDANTIS. COMO METODOLOGIA FOI OPTADO POR UMA PESQUISA AÇÃO, UTILIZANDO COMO O MÉTODO A PESQUISA MISTA, OU SEJA, QUANTITATIVA E QUALITATIVA, SENDO A PRIMEIRA ETAPA COM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 80 ALUNOS ANOS FINAIS DO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO AQUI REFERIDO E POSTERIORMENTE REALIZADO A ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NA EDUCAÇÃO E GARANTIA DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES. COM AS ANÁLISES PROFERIDAS POR MEIO DESTA PESQUISA, OBSERVA-SE QUE UMA DAS GRANDES VARIÁVEIS QUE IMPEDE O AVANÇO DA EDUCAÇÃO É JUSTAMENTE OUTRA ATIVIDADE EXERCIDA PELOS ALUNOS DE TRABALHO, SEJA ELE REMUNERADO OU NÃO. ATRAVÉS DESTES RESULTADOS FOI POSSÍVEL A ESCOLA PENSAR EM AÇÕES INTERVENTIVAS, ALÉM DISSO, EM 2018 FOI REESTRUTURADO E REORGANIZADO O FUNCIONAMENTO DOS CONSELHOS DE DIREITO. CONCLUI-SE QUE O ENFRENTAMENTO À EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL ATRAVÉS DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO CAMPO EDUCACIONAL E EM ÂMBITO MUNICIPAL, REQUER AÇÕES E RESPOSTAS IMEDIATAS; MAS, É NECESSÁRIO TAMBÉM, EM PRIMEIRA INSTÂNCIA, MUDAR A REALIDADE SOCIAL EM QUE VIVEM AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "TRABALHO INFANTIL, ESCOLA, DIREITO, MUNICÍPIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID3696_26092019181354.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO BRUNO DE LIMA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PEDRO BRUNO" "autor_email" => "pedro.bruno@outlook.com" "autor_ies" => "UNILAB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }