JOGANDO COM ARTRÓPODES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60868 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6042 "inscrito_id" => 2408 "titulo" => "JOGANDO COM ARTRÓPODES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O JOGO INTITULADO “JOGANDO COM ARTRÓPODES”, ELABORADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) - CAMPUS PLANALTINA, SE PAUTOU NO CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA QUE, AINDA HOJE, APRESENTA PROPOSTAS DIDÁTICAS COM UM VIÉS MUITO TRADICIONALISTA. O ESTUDO DO FILO ARTHROPODA APRESENTA NOTÁVEL RELEVÂNCIA, DEVIDO ESTES ANIMAIS ESTAREM RELACIONADOS A ASPECTOS COTIDIANOS DOS ESTUDANTES COMO QUESTÕES AMBIENTAIS, MEDICINAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE PÚBLICA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO DE TABULEIRO SOBRE OS ARTRÓPODES PARA PROMOVER UMA INTERAÇÃO EFETIVA DOS PARTICIPANTES, O INCENTIVO DO TRABALHO EM GRUPO, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A INSTIGAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. COMO RESULTADO FINAL, FORAM PRODUZIDAS 70 CARTAS COM PERGUNTAS/RESPOSTAS E CURIOSIDADES, 1 TABULEIRO, 1 AMPULHETA, 10 PINOS COLORIDOS (5 CORES DIFERENTES) E UM FOLHETO CONTENDO AS REGRAS DO JOGO. O JOGO TEM POTENCIAL DE ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A CRITICIDADE E RACIOCÍNIO. O JOGO DIDÁTICO APRESENTOU LAYOUT FAVORÁVEL NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, GRAÇAS AS CORES E IMAGENS PRESENTES NO TABULEIRO E NAS CARTAS. ACREDITA-SE QUE ESTA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM POTENCIAL DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, ALÉM DE INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO, A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO, ZOOLOGIA, INVERTEBRADOS, INVERTEBRADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID2408_04102019174451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA" "autor_email" => "lfg.lari@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60868 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6042 "inscrito_id" => 2408 "titulo" => "JOGANDO COM ARTRÓPODES: UMA FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA" "resumo" => "O JOGO INTITULADO “JOGANDO COM ARTRÓPODES”, ELABORADO POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB) - CAMPUS PLANALTINA, SE PAUTOU NO CENÁRIO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA QUE, AINDA HOJE, APRESENTA PROPOSTAS DIDÁTICAS COM UM VIÉS MUITO TRADICIONALISTA. O ESTUDO DO FILO ARTHROPODA APRESENTA NOTÁVEL RELEVÂNCIA, DEVIDO ESTES ANIMAIS ESTAREM RELACIONADOS A ASPECTOS COTIDIANOS DOS ESTUDANTES COMO QUESTÕES AMBIENTAIS, MEDICINAIS, SOCIAIS, ECONÔMICAS E DE SAÚDE PÚBLICA. O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU DESENVOLVER UM JOGO DIDÁTICO DE TABULEIRO SOBRE OS ARTRÓPODES PARA PROMOVER UMA INTERAÇÃO EFETIVA DOS PARTICIPANTES, O INCENTIVO DO TRABALHO EM GRUPO, O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO E A INSTIGAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO. COMO RESULTADO FINAL, FORAM PRODUZIDAS 70 CARTAS COM PERGUNTAS/RESPOSTAS E CURIOSIDADES, 1 TABULEIRO, 1 AMPULHETA, 10 PINOS COLORIDOS (5 CORES DIFERENTES) E UM FOLHETO CONTENDO AS REGRAS DO JOGO. O JOGO TEM POTENCIAL DE ESTIMULAR A COMPETIÇÃO ENTRE OS PARTICIPANTES, A DISCUSSÃO E O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMO A CRITICIDADE E RACIOCÍNIO. O JOGO DIDÁTICO APRESENTOU LAYOUT FAVORÁVEL NA PROMOÇÃO DA INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, GRAÇAS AS CORES E IMAGENS PRESENTES NO TABULEIRO E NAS CARTAS. ACREDITA-SE QUE ESTA FERRAMENTA PEDAGÓGICA TEM POTENCIAL DE PROMOVER A INTERAÇÃO DOS ESTUDANTES PARTICIPANTES COM OS CONTEÚDOS RELACIONADOS AOS ARTRÓPODES, ALÉM DE INCENTIVAR O TRABALHO EM GRUPO, A ORGANIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "GAMIFICAÇÃO, PRÁTICA DE ENSINO, ZOOLOGIA, INVERTEBRADOS, INVERTEBRADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA_ID2408_04102019174451.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "LARISSA GONZAGA FERREIRA" "autor_email" => "lfg.lari@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA, CAMPUS PLANALTINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }