O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR CONSIDERAÇÕES ATRAVÉS DO ESTUDO REALIZADO SOBRE O USO DE JOGOS E BRINCADEIRAS E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL, VISANDO O DESENVOLVIMENTO DO SER INTEGRAL, NO TOCANTE DA EDUCAÇÃO INFANTIL. ESTA PESQUISA É ESTRUTURADA DIANTE DAS PERSPECTIVAS DOS JOGOS, DAS BRINCADEIRAS, DO LÚDICO E DO USO DESTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. INICIALMENTE DISCORREREMOS SOBRE OS JOGOS E BRINCADEIRAS, EM SEGUIDA SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL E, POR FIM, SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, PROMOVENDO UMA ARGUMENTAÇÃO EFICIENTE COM EMBASAMENTO NAS TEORIAS ESPECIALIZADAS. ALÉM DISSO, ACRESCENTA-SE QUE A PRESENTE PESQUISA JUSTIFICA-SE POR CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. DESSA MANEIRA, ESPERAMOS QUE AS REFLEXÕES POSSAM AJUDAR DOCENTES EM SUA PRÁTICA PROFISSIONAL. ABORDANDO QUESTÕES QUE PRECISAM SER DESVELADAS E ANALISADAS, PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO.