LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: ALGUNS DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS E CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60950 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 3797 "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: ALGUNS DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS E CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS." "resumo" => "DURANTE O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA HÁ DIVERSOS EMBATES EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS QUE AFETAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E QUE TRAZEM PROBLEMAS DOS MAIS VARIADOS TIPOS, COMO AS DIFICULDADES APRESENTADAS NO MOMENTO DE APRENDIZAGEM, A MERA DECODIFICAÇÃO DAS LETRAS E DO SISTEMA ORTOGRÁFICO ALFABÉTICO, SEM NENHUMA INTERPRETAÇÃO E DE USO SOCIAL, E A DESCONTEXTUALIZAÇÃO NA SALA DE AULA. A PARTIR DISSO, PROPÕE-SE UMA ABORDAGEM COM UM OLHAR MAIS ATENTO E PROFUNDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, A FIM DE EXPLICAR COMO TAIS PROBLEMAS SE DERAM HISTORICAMENTE E SOCIALMENTE, EXPLANANDO ALGUMAS DAS RAZÕES PELAS QUAIS A SUPERAÇÃO DE TAIS BARREIRAS TORNA-SE DIFÍCIL, E APRESENTAR POSSÍVEIS CAMINHOS A SEREM TOMADOS PARA QUE SE ROMPA COM ESSE CICLO PROBLEMÁTICO EM QUE SE ENCONTRA OS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O TRABALHO CONSTRUIU-SE A PARTIR DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM ARTIGOS QUE ABORDAM TAL TEMA E NO EMBASAMENTO E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DOS AUTORES COMO PAULO FREIRE E MAGDA SOARES. PODEMOS PERCEBER, PORTANTO, QUE A EDUCAÇÃO SOFRE UMA CONSTANTE INFLUÊNCIA EXTERNA E QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A SEREM POSTAS EM PRÁTICA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS SINGULARIDADES DE CADA EDUCANDO. O ALUNO PRECISA SAIR DE UMA POSIÇÃO PASSIVA E SER DADO MAIS VALORIZAÇÃO AOS CONHECIMENTOS E IDEIAS QUE ELE CARREGA EM SI, CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO IGUALITÁRIA ENTRE O ALUNO E PROFESSOR, ONDE OS SEUS UNIVERSOS POSSAM SE ENCONTRAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MÉTODOS, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3797_15082019094542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA BIANCA FRANCA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BIANCA FRANÇA" "autor_email" => "bifsantoos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60950 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1895 "inscrito_id" => 3797 "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: ALGUNS DOS PROBLEMAS ENCONTRADOS E CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS." "resumo" => "DURANTE O PROCESSO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA HÁ DIVERSOS EMBATES EM RELAÇÃO AOS MÉTODOS QUE AFETAM A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO E QUE TRAZEM PROBLEMAS DOS MAIS VARIADOS TIPOS, COMO AS DIFICULDADES APRESENTADAS NO MOMENTO DE APRENDIZAGEM, A MERA DECODIFICAÇÃO DAS LETRAS E DO SISTEMA ORTOGRÁFICO ALFABÉTICO, SEM NENHUMA INTERPRETAÇÃO E DE USO SOCIAL, E A DESCONTEXTUALIZAÇÃO NA SALA DE AULA. A PARTIR DISSO, PROPÕE-SE UMA ABORDAGEM COM UM OLHAR MAIS ATENTO E PROFUNDO DAS DIFICULDADES ENCONTRADAS NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, A FIM DE EXPLICAR COMO TAIS PROBLEMAS SE DERAM HISTORICAMENTE E SOCIALMENTE, EXPLANANDO ALGUMAS DAS RAZÕES PELAS QUAIS A SUPERAÇÃO DE TAIS BARREIRAS TORNA-SE DIFÍCIL, E APRESENTAR POSSÍVEIS CAMINHOS A SEREM TOMADOS PARA QUE SE ROMPA COM ESSE CICLO PROBLEMÁTICO EM QUE SE ENCONTRA OS PROFESSORES ALFABETIZADORES. O TRABALHO CONSTRUIU-SE A PARTIR DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS EM ARTIGOS QUE ABORDAM TAL TEMA E NO EMBASAMENTO E CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS DOS AUTORES COMO PAULO FREIRE E MAGDA SOARES. PODEMOS PERCEBER, PORTANTO, QUE A EDUCAÇÃO SOFRE UMA CONSTANTE INFLUÊNCIA EXTERNA E QUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS A SEREM POSTAS EM PRÁTICA UMA APRENDIZAGEM DE QUALIDADE, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO AS SINGULARIDADES DE CADA EDUCANDO. O ALUNO PRECISA SAIR DE UMA POSIÇÃO PASSIVA E SER DADO MAIS VALORIZAÇÃO AOS CONHECIMENTOS E IDEIAS QUE ELE CARREGA EM SI, CONSTRUINDO UMA RELAÇÃO IGUALITÁRIA ENTRE O ALUNO E PROFESSOR, ONDE OS SEUS UNIVERSOS POSSAM SE ENCONTRAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, MÉTODOS, PROFESSORES, PROFESSORES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID3797_15082019094542.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIA BIANCA FRANCA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "BIANCA FRANÇA" "autor_email" => "bifsantoos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }