ESTE ARTIGO É PARTE DE UMA PESQUISA DE DOUTORADO DESENVOLVIDA JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI) CUJO OBJETO DE ESTUDO FOI AS CONTRIBUIÇÕES DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) PARA A MUDANÇA DA PRÁTICA EDUCATIVA DE PROFESSORES. O RECORTE APRESENTADO NESSA INVESTIGAÇÃO OBJETIVA ANALISAR CONCEPÇÕES QUE FUNDAMENTAM O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO (LEDOC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS DE TERESINA E SUAS INTERFACES COM A PRÁTICA EDUCATIVA. REALIZOU-SE PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA CRÍTICA, PROCEDENDO À OBSERVAÇÃO DE FATOS E FENÔMENOS EXATAMENTE COMO OCORREM EM CONTEXTOS REAIS. UTILIZOU-SE ANÁLISE DOCUMENTAL DO PPC E OBSERVAÇÃO SIMPLES, COMO PROCEDIMENTOS DE PRODUÇÃO DE DADOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE O PPC DA LEDOC/UFPI PROPÕE O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS QUE OBJETIVAM A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE SOCIAL NO CAMPO, CONTUDO A MATERIALIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS SÓ SERÁ POSSÍVEL MEDIANTE A COMPREENSÃO, A AÇÃO E A ADESÃO DOS PROFESSORES E ESTUDANTES DO CURSO, QUANTO À BASE EPISTEMOLÓGICA, POLÍTICA E PEDAGÓGICA QUE FUNDAMENTA OS PROCESSOS EDUCATIVOS.