LINGUÍSTICA GERATIVA: (RE) CONHECENDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL: UM DESAFIO DIÁRIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60982 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5935 "inscrito_id" => 11840 "titulo" => "LINGUÍSTICA GERATIVA: (RE) CONHECENDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL: UM DESAFIO DIÁRIO" "resumo" => "A PESQUISA “(RE) CONHECENDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL: UM DESAFIO DIÁRIO” TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA ANÁLISE ESPECÍFICA DO CONSTITUINTE ADJUNTO ADNOMINAL, VISANDO A INVESTIGAR A FORMA QUE O MESMO É ESTUDADO E CONCEITUADO NOS ESTUDOS GERATIVISTAS, FAZENDO, ASSIM, UM PARALELO COM O ENSINO DESSE CONSTITUINTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS NO CENTRO DE ENSINO PAULO VI. DESTE MODO, DEVEMOS CONSIDERAR A FORMA COMO O ADJUNTO ADNOMINAL É TRABALHADO NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA NORMATIVA E TAMBÉM DA GRAMÁTICA GERATIVA. ASSIM, PARTINDO DO ESTUDO DA TEORIA GERATIVISTA, DESENVOLVIDA PELO LINGUISTA, FILÓSOFO E MATEMÁTICO NOAM CHOMSKY (1999), FAZ-SE NECESSÁRIO O ENTENDIMENTO ACERCA DO CONCEITO DE SINTAXE NO GERATIVISMO, QUE É DEFINIDA COMO “UMA PALAVRA TRADICIONAL QUE, NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS, ASSUME O VALOR DE SISTEMA COMPUTACIONAL DA LINGUAGEM HUMANA. TRATA-SE DO CONJUNTO DAS COMPUTAÇÕES COGNITIVAS QUE GERAM REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS COMPLEXAS, COMO SINTAGMAS E FRASES” (KENNEDY,2016), ESTE CONCEITO VALIDA O ENTENDIMENTO DE QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE FALANTES DA MESMA LÍNGUA, NÃO SE DÁ ATRAVÉS DE PALAVRAS SOLTAS E SIM ATRAVÉS DE COMBINAÇÕES EM EXPRESSÕES COMPLEXAS COMO SINTAGMAS E FRASES. SENDO ASSIM, O ESTUDO DA FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL ESTÁ PAUTADO NA TEORIA X-BARRA DO GERATIVISMO, TAMBÉM DESENVOLVIDA POR NOAM CHOMSKY, LOGO, É ATRAVÉS DESTA TEORIA QUE ESTE PROJETO BUSCA FORNECER SUBSÍDIOS PARA O(RE)CONHECIMENTO DO ADJUNTO ADNOMINAL POR PARTE DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO-LHES MELHOR DOMÍNIO E ENTENDIMENTO SOBRE ESSE CONSTITUINTE, PARA QUE POSSAM, ASSIM, FAZER O USO ADEQUADO DAS FORMAS LINGUÍSTICAS, GARANTINDO ÊXITO EM SUAS PRODUÇÕES ESCRITAS E ORAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUÍSTICA GERATIVA, SINTAXE, ADJUNTO ADNOMINAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID11840_03102019233122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KERLY ALVES COELHO" "autor_nome_curto" => "LUANA KERLY" "autor_email" => "luanakerly2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60982 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5935 "inscrito_id" => 11840 "titulo" => "LINGUÍSTICA GERATIVA: (RE) CONHECENDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL: UM DESAFIO DIÁRIO" "resumo" => "A PESQUISA “(RE) CONHECENDO A FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL: UM DESAFIO DIÁRIO” TEM POR OBJETIVO PROPOR UMA ANÁLISE ESPECÍFICA DO CONSTITUINTE ADJUNTO ADNOMINAL, VISANDO A INVESTIGAR A FORMA QUE O MESMO É ESTUDADO E CONCEITUADO NOS ESTUDOS GERATIVISTAS, FAZENDO, ASSIM, UM PARALELO COM O ENSINO DESSE CONSTITUINTE NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA MINISTRADAS NO CENTRO DE ENSINO PAULO VI. DESTE MODO, DEVEMOS CONSIDERAR A FORMA COMO O ADJUNTO ADNOMINAL É TRABALHADO NA PERSPECTIVA DA GRAMÁTICA NORMATIVA E TAMBÉM DA GRAMÁTICA GERATIVA. ASSIM, PARTINDO DO ESTUDO DA TEORIA GERATIVISTA, DESENVOLVIDA PELO LINGUISTA, FILÓSOFO E MATEMÁTICO NOAM CHOMSKY (1999), FAZ-SE NECESSÁRIO O ENTENDIMENTO ACERCA DO CONCEITO DE SINTAXE NO GERATIVISMO, QUE É DEFINIDA COMO “UMA PALAVRA TRADICIONAL QUE, NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS, ASSUME O VALOR DE SISTEMA COMPUTACIONAL DA LINGUAGEM HUMANA. TRATA-SE DO CONJUNTO DAS COMPUTAÇÕES COGNITIVAS QUE GERAM REPRESENTAÇÕES LINGUÍSTICAS COMPLEXAS, COMO SINTAGMAS E FRASES” (KENNEDY,2016), ESTE CONCEITO VALIDA O ENTENDIMENTO DE QUE A COMUNICAÇÃO ENTRE FALANTES DA MESMA LÍNGUA, NÃO SE DÁ ATRAVÉS DE PALAVRAS SOLTAS E SIM ATRAVÉS DE COMBINAÇÕES EM EXPRESSÕES COMPLEXAS COMO SINTAGMAS E FRASES. SENDO ASSIM, O ESTUDO DA FUNÇÃO SINTÁTICA DO ADJUNTO ADNOMINAL ESTÁ PAUTADO NA TEORIA X-BARRA DO GERATIVISMO, TAMBÉM DESENVOLVIDA POR NOAM CHOMSKY, LOGO, É ATRAVÉS DESTA TEORIA QUE ESTE PROJETO BUSCA FORNECER SUBSÍDIOS PARA O(RE)CONHECIMENTO DO ADJUNTO ADNOMINAL POR PARTE DOS ALUNOS, POSSIBILITANDO-LHES MELHOR DOMÍNIO E ENTENDIMENTO SOBRE ESSE CONSTITUINTE, PARA QUE POSSAM, ASSIM, FAZER O USO ADEQUADO DAS FORMAS LINGUÍSTICAS, GARANTINDO ÊXITO EM SUAS PRODUÇÕES ESCRITAS E ORAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 – Ensino de línguas" "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, LINGUÍSTICA GERATIVA, SINTAXE, ADJUNTO ADNOMINAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA15_ID11840_03102019233122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KERLY ALVES COELHO" "autor_nome_curto" => "LUANA KERLY" "autor_email" => "luanakerly2012@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }