LITERATURA E TEATRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA ESTUDO DA GEOGRAFIA REGIONAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60994 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3171 "inscrito_id" => 2741 "titulo" => "LITERATURA E TEATRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA ESTUDO DA GEOGRAFIA REGIONAL" "resumo" => "A GEOGRAFIA TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO ALUNO, NECESSITANDO QUE O PROFESSOR PROCURE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TORNEM OS CONTEÚDOS MAIS PRÓXIMOS DO COTIDIANO DOS ALUNOS E, ASSIM, PROMOVA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA SIGNIFICATIVA. NESSA CONJUNTURA, APRESENTAM-SE AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA E DO TEATRO, A PRIMEIRA AUXILIA PARA A COMPREENSÃO E PERCEPÇÃO DE FORMA REFLEXIVA DOS DIFERENTES ESPAÇOS, TEMPOS, LUGARES E CULTURAS POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA, E A ARTE TEATRAL AUXILIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA ATRAVÉS DA LUDICIDADE, SOCIALIZAÇÃO E SENSIBILIDADE. MEDIANTE O EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA E DO TEATRO PARA ESTUDO DA GEOGRAFIA REGIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E FOI REALIZADA NA TURMA DO 7º ANO, NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2018, NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, TENDO COMO CONTEÚDO NORTEADOR O NORDESTE BRASILEIRO. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PRETENDIDOS FORAM REALIZADAS AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DA MÚSICA “ASA BRANCA” DE LUIZ GONZAGA (1947), LEITURA DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA” (1955) DO ESCRITOR PERNAMBUCANO JOÃO CABRAL DE MELO NETO, DISCUSSÃO DE TRECHOS DA REFERIDA OBRA, EXIBIÇÃO DO FILME ADAPTAÇÃO “MORTE E VIDA SEVERINA”, ENCENAÇÃO DA PEÇA TEATRAL BASEADA NA OBRA E, POR FIM, A CULMINÂNCIA DO PROJETO NO PÁTIO DA ESCOLA. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM SATISFATÓRIOS, POIS OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, RELATANDO UMA MAIOR APRENDIZAGEM SOBRE SUA REGIÃO E TAMBÉM PUDERAM AGUÇAR SUA CRIATIVIDADE, SOCIALIZAÇÃO E CRITICIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA,, LITERATURA, TEATRO, GEOGRAFIA REGIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2741_13092019235141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA " "autor_nome_curto" => "KALINA" "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60994 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3171 "inscrito_id" => 2741 "titulo" => "LITERATURA E TEATRO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA PARA ESTUDO DA GEOGRAFIA REGIONAL" "resumo" => "A GEOGRAFIA TEM UM PAPEL IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DO ALUNO, NECESSITANDO QUE O PROFESSOR PROCURE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TORNEM OS CONTEÚDOS MAIS PRÓXIMOS DO COTIDIANO DOS ALUNOS E, ASSIM, PROMOVA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DE FORMA SIGNIFICATIVA. NESSA CONJUNTURA, APRESENTAM-SE AS POTENCIALIDADES DA LITERATURA E DO TEATRO, A PRIMEIRA AUXILIA PARA A COMPREENSÃO E PERCEPÇÃO DE FORMA REFLEXIVA DOS DIFERENTES ESPAÇOS, TEMPOS, LUGARES E CULTURAS POR MEIO DA LEITURA LITERÁRIA, E A ARTE TEATRAL AUXILIA NA PROMOÇÃO DO ENSINO/APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA ATRAVÉS DA LUDICIDADE, SOCIALIZAÇÃO E SENSIBILIDADE. MEDIANTE O EXPOSTO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO PRINCIPAL OBJETIVO ANALISAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM A UTILIZAÇÃO DA LITERATURA E DO TEATRO PARA ESTUDO DA GEOGRAFIA REGIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E FOI REALIZADA NA TURMA DO 7º ANO, NOS MESES DE OUTUBRO E NOVEMBRO DE 2018, NUMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, TENDO COMO CONTEÚDO NORTEADOR O NORDESTE BRASILEIRO. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS PRETENDIDOS FORAM REALIZADAS AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DA MÚSICA “ASA BRANCA” DE LUIZ GONZAGA (1947), LEITURA DA OBRA “MORTE E VIDA SEVERINA” (1955) DO ESCRITOR PERNAMBUCANO JOÃO CABRAL DE MELO NETO, DISCUSSÃO DE TRECHOS DA REFERIDA OBRA, EXIBIÇÃO DO FILME ADAPTAÇÃO “MORTE E VIDA SEVERINA”, ENCENAÇÃO DA PEÇA TEATRAL BASEADA NA OBRA E, POR FIM, A CULMINÂNCIA DO PROJETO NO PÁTIO DA ESCOLA. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM SATISFATÓRIOS, POIS OS ALUNOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, RELATANDO UMA MAIOR APRENDIZAGEM SOBRE SUA REGIÃO E TAMBÉM PUDERAM AGUÇAR SUA CRIATIVIDADE, SOCIALIZAÇÃO E CRITICIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA,, LITERATURA, TEATRO, GEOGRAFIA REGIONAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2741_13092019235141.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA " "autor_nome_curto" => "KALINA" "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }