ARAÚJO, Maria Jucineide et al.. Livro didático e a construção do ensino de história. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61004>. Acesso em: 22/11/2024 09:09
O TRABALHO EM APREÇO OBJETIVA ENFATIZAR O LIVRO DIDÁTICO ENQUANTO DISPOSITIVO METODOLÓGICO PARA A PRÁTICA DE ENSINO EM HISTÓRIA. NESSE SENTIDO, UTILIZOU-SE DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, PARA ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO PARA A CONSTRUÇÃO DO ENSINO DE HISTÓRIA. ATUALMENTE, OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL II USUFRUEM DESSE RECURSO DIDÁTICO COMO FONTE DETERMINANTE PARA O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO, E NÃO COMO UM APOIO AO TRABALHO DELE. ALÉM DOS DOCENTES, O LIVRO DIDÁTICO É USADO PELOS OS DISCENTES, EM MUITAS SITUAÇÕES COMO A ÚNICA FONTE DE LEITURA. ESSE TEXTO É FRUTO DE NOSSAS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA, E COMO TEMOS PROCURADO TRABALHAR COM O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA, PARA QUE OS CONTEÚDOS EXPRESSOS NELE, NÃO SEJAM TIDOS COMO UMA VERDADE ABSOLUTA. ESSA DISCUSSÃO É ESSENCIAL PARA COMPARTILHARMOS COM OS NOSSOS COLEGAS, EXPERIÊNCIAS E APRENDERMOS UNS COM OUTROS. DESSA FORMA, O REFERIDO TEXTO BUSCA DIALOGAR COM AUTORES, PARA QUE OS DOCENTES POSSAM CONDUZIR DISCUSSÕES EM SUAS SALAS DE AULA QUE NÃO SEJAM BASEADAS SOMENTE NAS TEORIAS EXPRESSAS NOS LIVROS DIDÁTICOS, MAS QUE PESQUISEM EM OUTRAS FONTES COMO, FILMES, LIVROS, JORNAIS, REVISTAS, PARA QUE OFEREÇAM AOS ALUNOS VÁRIAS PERCEPÇÕES SOBRE DETERMINADO CONTEÚDO, E ASSIM FORMEM SUJEITOS CRÍTICOS. PARA TANTO DIALOGAMOS COM ALGUNS TEÓRICOS, TAIS COMO (MATOS, 2012), (PNLD, 1997), (RIBEIRO, 2003) E (SILVA, 1999).