LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61011 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 2785 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "resumo" => "OS CONTEÚDOS QUÍMICOS MINISTRADOS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO NA MAIORIA ABSTRATOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS. CONSIDERANDO SUPERAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO DE QUÍMICA. DIANTE DISSO, FOI ESTABELECIDA A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO HIDROCARBONETOS E OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, SUBSTÂNCIAS FORMADAS POR MEIO DE PROCESSOS NATURAIS, COMO A DECOMPOSIÇÃO DE ORGANISMOS SOTERRADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ SUSTENTADO NA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA AÇÃO INTERVENTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA. PARA TANTO, PROCEDEU-SE ÀS SEGUINTES ETAPAS: DEMONSTRAÇÃO DE VÍDEO SOBRE A ORIGEM DO PETRÓLEO, APLICAÇÃO DE PARÓDIA, CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM BALAS DE GOMA (JUJUBA), EXECUÇÃO DE QUATRO EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA E APLICAÇÃO DE UM CAIXA QUIZ COM PERGUNTAS QUE FORAM RESPONDIDAS PELOS ESTUDANTES. A AÇÃO ENVOLVEU 30 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA, COM FAIXA ETÁRIA DE 14 A 16 ANOS, POSSIBILITANDO A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE UMA FORMA DIVERSIFICADA E VOLTADA AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, FICOU EVIDENTE QUE A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA MODIFICA A ROTINA DA SALA DE AULA E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HIDROCARBONETOS, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, LÚDICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2785_29032019225413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA HERCULANO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA HERCULANO" "autor_email" => "luanaherculano17@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61011 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 103 "inscrito_id" => 2785 "titulo" => "LUDICIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA: UM ESTUDO DE CASO NO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DO SERTÃO PERNAMBUCANO" "resumo" => "OS CONTEÚDOS QUÍMICOS MINISTRADOS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO NA MAIORIA ABSTRATOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS. CONSIDERANDO SUPERAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO DE QUÍMICA. DIANTE DISSO, FOI ESTABELECIDA A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO HIDROCARBONETOS E OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, SUBSTÂNCIAS FORMADAS POR MEIO DE PROCESSOS NATURAIS, COMO A DECOMPOSIÇÃO DE ORGANISMOS SOTERRADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ SUSTENTADO NA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA AÇÃO INTERVENTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA. PARA TANTO, PROCEDEU-SE ÀS SEGUINTES ETAPAS: DEMONSTRAÇÃO DE VÍDEO SOBRE A ORIGEM DO PETRÓLEO, APLICAÇÃO DE PARÓDIA, CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM BALAS DE GOMA (JUJUBA), EXECUÇÃO DE QUATRO EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA E APLICAÇÃO DE UM CAIXA QUIZ COM PERGUNTAS QUE FORAM RESPONDIDAS PELOS ESTUDANTES. A AÇÃO ENVOLVEU 30 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA, COM FAIXA ETÁRIA DE 14 A 16 ANOS, POSSIBILITANDO A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE UMA FORMA DIVERSIFICADA E VOLTADA AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, FICOU EVIDENTE QUE A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA MODIFICA A ROTINA DA SALA DE AULA E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "HIDROCARBONETOS, COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, LÚDICO, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID2785_29032019225413.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA HERCULANO DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "LUANA HERCULANO" "autor_email" => "luanaherculano17@hotmail." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO CAMPUS PETROLINA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }