MATEMÁTICA BÁSICA: USO DO JOGO CUBRA DOZE COMO FERRAMENTA DE OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61043 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1386 "inscrito_id" => 3893 "titulo" => "MATEMÁTICA BÁSICA: USO DO JOGO CUBRA DOZE COMO FERRAMENTA DE OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS" "resumo" => "PERCEBE-SE AO LONGO DOS ANOS, UMA RECLAMAÇÃO CONSTANTE DOS ALUNOS QUANTO A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, CHEGANDO ATÉ MESMO SER CONSIDERADO UM FATOR “NORMAL” POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR. PORÉM, OS DISCENTES ESTÃO EM CONTÍNUO CONTATO COM ESSA DISCIPLINA DESDE OS ANOS INICIAIS, O QUE DEVERIA ACARRETAR EM UM PROGRESSO NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PORÉM NA MAIORIA DAS VEZES, NÃO É O QUE CORRE. ESTE TRABALHO TEM COMO BASE AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS A PARTIR DE UM DOS ENCONTROS DO GRUPO DE MATEMÁTICA (DESENVOLVIDO PELA ESCOLA ALVO DA PESQUISA E COORDENADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID), ONDE NA OCASIÃO FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES COM O JOGO CUBRA DOZE. E TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O REAL CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANTO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS POR MEIO DO JOGO CUBRA DOZE, SE ESTES APRESENTAM DÚVIDAS E/OU ERROS FREQUENTES EM CÁLCULOS SIMPLES, O QUE PODERÁ REFLETIR EM SEU DESEMPENHO DURANTE TODO O ENSINO MÉDIO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É APOIADA EM AUTORES COMO TEMCZUK E BENEVIDES (2014), SILVA E MARTINEZ (2017), BAUMGARTEL (2016) E COSTA, SOUZA E AZERÊDO (2016) E APRESENTA COMO CONCLUSÃO A NECESSIDADE DE OS PROFESSORES PROCURAREM FORMAS DE INVESTIGAR O CONHECIMENTO INDIVIDUAL DE SEUS ALUNOS E ESTUDAR METODOLOGIAS QUE POSSAM SUPRIR A DEFICIENCIA NOS CONCEITOS E CÁLCULOS BÁSICOS, PARA ASSIM, OS DISCENTES CONSEGUIREM PROGREDIR EM SUAS ATIVIDADES COMO ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CUBRA DOZE, MATEMÁTICA BÁSICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3893_13082019192818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUZA MAIA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SOUZA" "autor_email" => "beatrizdesouzamaia2015@ho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61043 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1386 "inscrito_id" => 3893 "titulo" => "MATEMÁTICA BÁSICA: USO DO JOGO CUBRA DOZE COMO FERRAMENTA DE OBSERVAÇÃO DAS DIFICULDADES VIVENCIADAS PELOS ALUNOS" "resumo" => "PERCEBE-SE AO LONGO DOS ANOS, UMA RECLAMAÇÃO CONSTANTE DOS ALUNOS QUANTO A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA, CHEGANDO ATÉ MESMO SER CONSIDERADO UM FATOR “NORMAL” POR PARTE DA COMUNIDADE ESCOLAR. PORÉM, OS DISCENTES ESTÃO EM CONTÍNUO CONTATO COM ESSA DISCIPLINA DESDE OS ANOS INICIAIS, O QUE DEVERIA ACARRETAR EM UM PROGRESSO NO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, PORÉM NA MAIORIA DAS VEZES, NÃO É O QUE CORRE. ESTE TRABALHO TEM COMO BASE AS OBSERVAÇÕES REALIZADAS A PARTIR DE UM DOS ENCONTROS DO GRUPO DE MATEMÁTICA (DESENVOLVIDO PELA ESCOLA ALVO DA PESQUISA E COORDENADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID), ONDE NA OCASIÃO FORAM DESENVOLVIDAS ATIVIDADES COM O JOGO CUBRA DOZE. E TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR O REAL CONHECIMENTO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUANTO AS OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA (ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO) ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS POR MEIO DO JOGO CUBRA DOZE, SE ESTES APRESENTAM DÚVIDAS E/OU ERROS FREQUENTES EM CÁLCULOS SIMPLES, O QUE PODERÁ REFLETIR EM SEU DESEMPENHO DURANTE TODO O ENSINO MÉDIO. A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA É APOIADA EM AUTORES COMO TEMCZUK E BENEVIDES (2014), SILVA E MARTINEZ (2017), BAUMGARTEL (2016) E COSTA, SOUZA E AZERÊDO (2016) E APRESENTA COMO CONCLUSÃO A NECESSIDADE DE OS PROFESSORES PROCURAREM FORMAS DE INVESTIGAR O CONHECIMENTO INDIVIDUAL DE SEUS ALUNOS E ESTUDAR METODOLOGIAS QUE POSSAM SUPRIR A DEFICIENCIA NOS CONCEITOS E CÁLCULOS BÁSICOS, PARA ASSIM, OS DISCENTES CONSEGUIREM PROGREDIR EM SUAS ATIVIDADES COMO ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "CUBRA DOZE, MATEMÁTICA BÁSICA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID3893_13082019192818.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ DE SOUZA MAIA" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ SOUZA" "autor_email" => "beatrizdesouzamaia2015@ho" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }