O ARTIGO TRABALHA A QUESTÃO DAS MEMÓRIAS, RELAÇÕES EDUCATIVAS E OS SABERES DESENVOLVIDOS NO PROJETO RIBEIRINHO, MOSTRANDO SUA IMPORTÂNCIA NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA LOCALIZADA NA RESERVA EXTRATIVISTA DO LAGO DO CUNIÃ PERTENCENTE AO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO, ESTADO DE RONDÔNIA. ESTA RESERVA É CONHECIDA PELA ECONOMIA DE SUBSISTÊNCIA PAUTADA NA PESCARIA, NA PESCA DO PIRARUCU, NO MANEJO DE JACARÉS E EXTRATIVISMO VEGETAL, SENDO UMA ÁREA DE GRANDE BIODIVERSIDADE, CUJO MODO DE VIDA DA POPULAÇÃO É BASTANTE INTEGRADO COM A NATUREZA, SENDO O PRINCIPAL MEIO DE TRANSPORTE O FLUVIAL, ALTERNANDO EM ALGUMAS ÉPOCAS COM O TERRESTRE. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS REALIZADAS COM OS PROFESSORES DO PROJETO RIBEIRINHO, OS QUAIS ATENDEM UM TOTAL DE 42 ALUNOS, CUJA FAIXA ETÁRIA VARIA DE 13 A 30 ANOS. A CONSTRUÇÃO TEÓRICA TOMOU COMO PONTO DE PARTIDA OS TRABALHOS DE SOUSA (2014), CLAVAL (2010), BAKHTIN (1999), COSTA SILVA ET AL (2002) E BOSI (1994) PARA O ENTENDIMENTO DESSAS MEMÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS DOS PROFESSORES. CONSIDERA-SE QUE O DESENVOLVIMENTO DESSE PROJETO ULTRAPASSA A DIMENSÃO ESCOLAR, NO SENTIDO DE SUA IMPORTÂNCIA SOCIAL E DE COLABORAR NA MANUTENÇÃO DE UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NA AMAZÔNIA.