MENOS E MENOS É MAIS!??!
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61085 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 538 "inscrito_id" => 7776 "titulo" => "MENOS E MENOS É MAIS!??!" "resumo" => """ DIALOGAR SOBRE JARGÕES MATEMÁTICOS SEDIMENTADOS COMO ABSOLUTOS NO COSTUMEIRO ESCOLAR, POSITIVADOS\r\n PELA REPETIÇÃO E MEMORIZAÇÃO, É CONTROVERSO DEBATE QUE ATINGE A PERSPECTIVA TRADICIONAL REPLICADA\r\n GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO. ESTE ARTIGO TRATA DE POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DESTES JARGÕES NO ENSINO: O DISCURSO\r\n DO DECORAR MODOS DE FAZER, MODELOS DEFINIDOS POR ALGUÉM, EM ALGUMA ÉPOCA. TAIS IMPLICAÇÕES AO\r\n LONGO DO TEMPO CRIAM FRAGMENTOS DO SABER SOB OLHAR UTILITARISTA IMEDIATISTA, DISTANTE DE POSSÍVEL\r\n RELACIONAMENTO ENTRE A EXPERIÊNCIA DE CADA SUJEITO E A HISTÓRIA DO CONHECIMENTO. ESTE TEXTO OBJETIVA\r\n DIFUNDIR REFLEXÃO EPISTÊMICA PELA CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DISCURSIVO CHAMADO DE JARGÃO, NOTAS QUE\r\n PROCURAM EVIDENCIAR UM POSSÍVEL ESTADO DE REPLICAÇÃO DO DOCENTE PARA O DISCENTE, OU SEJA, A PROJEÇÃO\r\n DA EXPERIÊNCIA DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE UM SUJEITO NO OUTRO. COMO APORTE PARA AMPLIAR A\r\n REFLEXÃO, DE CARÁTER EXEMPLIFICATIVO, O JARGÃO ESCOLHIDO É A DITA REGRA DE SINAIS, DE GRANDE ALCANCE NAS\r\n RELAÇÕES ARITMÉTICAS E ALGÉBRICAS. A METODOLOGIA SE PRENDE POR UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA FILOSOFIA DE\r\n JOHANNES HESSEN E GASTON BACHELARD, RECORRENDO A ESTES SABERES EPISTEMOLÓGICOS PARA CARACTERIZAR O\r\n DITO JARGÃO PELA ADERÊNCIA QUE POSSUI COM O OLHAR DO UTILITARISMO INTRA-SABER E ENTRE SABERES. OBSERVASE\r\n QUE RESTOU EVIDENCIADO POSSÍVEL ESTADO DE REPLICAÇÃO SOB CARÁTER TRADICIONAL-UTILITARISTA-POSITIVISTA,\r\n ENLACE INTERGERACIONAL QUE PRESERVA VERDADES E INTOLERÂNCIAS, CERTEZAS E INFLEXIBILIDADES, ASPECTOS DE\r\n UMA CONSCIÊNCIA AFASTADA DA REFLEXÃO. CABE POR FIM RESSALTAR QUE O MATERIAL CONVIDA A NOS\r\n QUESTIONARMOS: COMO E POR QUE SABEMOS O QUE SABEMOS? E DE FORMA MAIS ESPECÍFICA COMO E POR QUE\r\n SABEMOS REGRA DE SINAIS? """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JARGÕES MATEMÁTICOS, REGRA DE SINAIS, UTILITARISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7776_16072019180701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO SALOMÃO RIBAS" "autor_nome_curto" => "ÍTALO" "autor_email" => "prrof.iribas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61085 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 538 "inscrito_id" => 7776 "titulo" => "MENOS E MENOS É MAIS!??!" "resumo" => """ DIALOGAR SOBRE JARGÕES MATEMÁTICOS SEDIMENTADOS COMO ABSOLUTOS NO COSTUMEIRO ESCOLAR, POSITIVADOS\r\n PELA REPETIÇÃO E MEMORIZAÇÃO, É CONTROVERSO DEBATE QUE ATINGE A PERSPECTIVA TRADICIONAL REPLICADA\r\n GERAÇÃO APÓS GERAÇÃO. ESTE ARTIGO TRATA DE POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DESTES JARGÕES NO ENSINO: O DISCURSO\r\n DO DECORAR MODOS DE FAZER, MODELOS DEFINIDOS POR ALGUÉM, EM ALGUMA ÉPOCA. TAIS IMPLICAÇÕES AO\r\n LONGO DO TEMPO CRIAM FRAGMENTOS DO SABER SOB OLHAR UTILITARISTA IMEDIATISTA, DISTANTE DE POSSÍVEL\r\n RELACIONAMENTO ENTRE A EXPERIÊNCIA DE CADA SUJEITO E A HISTÓRIA DO CONHECIMENTO. ESTE TEXTO OBJETIVA\r\n DIFUNDIR REFLEXÃO EPISTÊMICA PELA CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DISCURSIVO CHAMADO DE JARGÃO, NOTAS QUE\r\n PROCURAM EVIDENCIAR UM POSSÍVEL ESTADO DE REPLICAÇÃO DO DOCENTE PARA O DISCENTE, OU SEJA, A PROJEÇÃO\r\n DA EXPERIÊNCIA DE APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE UM SUJEITO NO OUTRO. COMO APORTE PARA AMPLIAR A\r\n REFLEXÃO, DE CARÁTER EXEMPLIFICATIVO, O JARGÃO ESCOLHIDO É A DITA REGRA DE SINAIS, DE GRANDE ALCANCE NAS\r\n RELAÇÕES ARITMÉTICAS E ALGÉBRICAS. A METODOLOGIA SE PRENDE POR UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DA FILOSOFIA DE\r\n JOHANNES HESSEN E GASTON BACHELARD, RECORRENDO A ESTES SABERES EPISTEMOLÓGICOS PARA CARACTERIZAR O\r\n DITO JARGÃO PELA ADERÊNCIA QUE POSSUI COM O OLHAR DO UTILITARISMO INTRA-SABER E ENTRE SABERES. OBSERVASE\r\n QUE RESTOU EVIDENCIADO POSSÍVEL ESTADO DE REPLICAÇÃO SOB CARÁTER TRADICIONAL-UTILITARISTA-POSITIVISTA,\r\n ENLACE INTERGERACIONAL QUE PRESERVA VERDADES E INTOLERÂNCIAS, CERTEZAS E INFLEXIBILIDADES, ASPECTOS DE\r\n UMA CONSCIÊNCIA AFASTADA DA REFLEXÃO. CABE POR FIM RESSALTAR QUE O MATERIAL CONVIDA A NOS\r\n QUESTIONARMOS: COMO E POR QUE SABEMOS O QUE SABEMOS? E DE FORMA MAIS ESPECÍFICA COMO E POR QUE\r\n SABEMOS REGRA DE SINAIS? """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "JARGÕES MATEMÁTICOS, REGRA DE SINAIS, UTILITARISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA13_ID7776_16072019180701.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ITALO SALOMÃO RIBAS" "autor_nome_curto" => "ÍTALO" "autor_email" => "prrof.iribas@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }