O TRABALHO CONSISTE EM COMO PROJETOS E METODOLOGIAS DIVERSAS CONTRIBUEM PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL T. F. P, EM FORTALEZA/CE. A PESQUISA NASCE A PARTIR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E TRABALHA COM TURMAS DO 6° AO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DO TRABALHO É ELUCIDAR QUAIS SÃO OS PROJETOS E METODOLOGIAS E COMO ELES TRAZEM MELHORAS PARA A ESCOLA. A PRIMEIRA ETAPA CONSISTIU EM UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM A PROFESSORA DE GEOGRAFIA, SUPERVISORA DO ESTÁGIO. A SEGUNDA ETAPA SE DEU POR MEIO DE OBSERVAÇÕES DE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. A TERCEIRA ETAPA PARTE DA ARRECADAÇÃO E ANÁLISE DE DADOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DA ESCOLA PARA QUE SEJA VISUALIZADO OS PROJETOS E AS METODOLOGIAS PROPOSTAS PELA INSTITUIÇÃO. VALE SALIENTAR O CONTEXTO SOCIOESPACIAL QUE A ESCOLA ESTÁ INSERIDA, POIS A COMUNIDADE É DE ZONA PERIFÉRICA DA CIDADE DE FORTALEZA. ADEMAIS, OS RESULTADOS QUE FORAM OBTIDOS NA PESQUISA DERIVAM DO ESTUDO DO PRIMEIRO SEMESTRE DO ANO, SENDO, ASSIM, AS MELHORIAS DO PRIMEIRO BIMESTRE PARA O SEGUNDO BIMESTRE. POR FIM, POR MEIO DOS DADOS DISPONIBILIZADOS, EM ESPECIAL, GRÁFICOS, FOI PERCEPTÍVEL A DIMINUIÇÃO DA TAXA DE REPROVAÇÃO, DESSA MANEIRA, VISUALIZANDO A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS E PROFESSORES.