CAROLLINE, Stheffany. Motivação escolar: a escola sob a percepção do aluno. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61155>. Acesso em: 22/11/2024 17:35
NAS SOCIEDADES OCIDENTAIS A ESCOLA DESEMPENHA UM PAPEL QUE NÃO SE RESTRINGE À EDUCAÇÃO FORMALIZADA AO OFERECER TAREFAS DE INGRESSO AO MUNDO CULTURAL, PROFISSIONAL E SOCIAL, PROVOCA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS EM DIREÇÃO A ESTÁGIOS MAIS ELEVADOS, A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA TORNA-SE FUNDAMENTAL PARA PROVOCAR OS AVANÇOS QUE NÃO OCORRERIAM ESPONTANEAMENTE. DE TAL MODO QUE PARA ENTENDER O PROCESSO DA MOTIVAÇÃO ESCOLAR, DEVE-SE COMPREENDER O AMBIENTE ESCOLAR E SEU REFLEXO ASSIMILADO PELA CRIANÇA DENTRO DO SEU PRÓPRIO CONTEXTO SIMBÓLICO. ISTO POSTO, REALIZOU-SE UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CARÁTER EXPLICATIVO, ONDE SE PROCEDEU UM ESTUDO DE CAMPO COM DISCENTES DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I E SEUS RESPECTIVOS RESPONSÁVEIS. O ESTUDO FOI REALIZADO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE OLINDA - PE. COMO RESULTADO, VERIFICOU-SE QUE A MOTIVAÇÃO ESCOLAR NÃO É INICIALMENTE FRUTO DE UMA SIMPLES CURIOSIDADE INTELECTUAL, ESTANDO ENVOLVIDO EM PRIMEIRO LUGAR UM QUADRO SOCIAL IMPOSITIVO, ONDE O PRÓPRIO CONTEXTO AMBIENTAL PERSUADE A ESCOLARIZAÇÃO. PERCEBEU-SE AINDA QUE O AMBIENTE FÍSICO E SIMBÓLICO DA SALA DE AULA NÃO SE APRESENTA ENQUANTO ATRATIVO AOS DISCENTES, PRINCIPALMENTE PELA SUA DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL. RATIFICOU-SE O CARÁTER SALVÍFICO ATRIBUÍDO À ESCOLA ENQUANTO PAPEL SOCIAL, CONSTATOU-SE QUE A MOTIVAÇÃO ESCOLAR É RESULTADO DA INTERAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SITUAÇÃO QUE ELE VIVE, SENDO DE TAMANHA IMPORTÂNCIA A EXISTÊNCIA DO AFETO NO PROCESSO DE APRENDIZADO, TENDO EM VISTA QUE INICIALMENTE O DISCENTE NÃO APRENDE PARA SI, MAS PARA SEU DOCENTE, UMA VEZ QUE ESTUDA PARA AGRADAR-LHE OU EVITAR PUNIÇÕES.