MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61171 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 4420 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM" "resumo" => "A PÓS-MODERNIDADE ABRE ESPAÇO PARA PENSARMOS EM SUJEITOS CADA VEZ MAIS CONECTADOS, E POR CONSEGUINTE, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REQUEREM UM NOVO MODELO DE ENSINO. NESSE SENTIDO, NÃO CABE MAIS NESSE CENÁRIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, APENAS AQUELE MODELO DE AULAS A QUE ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, EM QUE FIGURAVAM COMO PROTAGONISTAS DO LETRAMENTO O MODELO CANÔNICO DE TEXTOS MUITAS VEZES CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. EM CONTRAPARTIDA, A TECNOLOGIA TROUXE AO CONTEXTO ESCOLAR NOVOS MODELOS DE TEXTOS – OS TEXTOS MULTIMODAIS OU MULTISSEMIÓTICOS- EXIGINDO-SE DOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO. NO ENTANTO, SABEMOS DA DIFICULDADE QUE ENFRENTAMOS EM SALA DE AULA, AO TENTARMOS DISPUTAR TERRITÓRIO COM O CELULAR, OBJETO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS. TENDO EM VISTA ESSA REALIDADE, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO, TENDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. ACREDITAMOS SER DE SUMA IMPORTÂNCIA INSERIR ESSE TIPO DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA, COMO FORMA DE PREPARAR O DISCENTE COM PROPOSTAS MAIS CONTEMPORÂNEAS DE APRENDIZAGEM, QUE ENVOLVAM A LEITURA E A ESCRITA. USAREMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO NOSSO TRABALHO, OFICINAS ENVOLVENDO OS TEXTOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E OUTROS QUE SERÃO COMPARTILHADOS NO GRUPO QUE SERÁ CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM. AS ATIVIDADES PROPOSTAS CONTEMPLARÃO A ESCRITA, A LEITURA E A ORALIDADE. NOSSO TRABALHO SERÁ ANCORADO NOS PRESSUPOSTOS DE BAKTIN (2011), MARCUSCHI (2008), MAINGUENEAU (2015), KOCH (2006), DENTRE OUTROS. ESPERAMOS COM ESSE TRABALHO, FOMENTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA,ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS QUAIS FAREMOS UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS, UTILIZANDO-AS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CELULAR, WHATSAPP." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4420_25072019201947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO" "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO" "autor_email" => "mdfatimacamilo@gmail.com" "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61171 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 678 "inscrito_id" => 4420 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NA ESCOLA: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM" "resumo" => "A PÓS-MODERNIDADE ABRE ESPAÇO PARA PENSARMOS EM SUJEITOS CADA VEZ MAIS CONECTADOS, E POR CONSEGUINTE, AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO REQUEREM UM NOVO MODELO DE ENSINO. NESSE SENTIDO, NÃO CABE MAIS NESSE CENÁRIO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, APENAS AQUELE MODELO DE AULAS A QUE ESTÁVAMOS ACOSTUMADOS, EM QUE FIGURAVAM COMO PROTAGONISTAS DO LETRAMENTO O MODELO CANÔNICO DE TEXTOS MUITAS VEZES CONTIDOS NO LIVRO DIDÁTICO. EM CONTRAPARTIDA, A TECNOLOGIA TROUXE AO CONTEXTO ESCOLAR NOVOS MODELOS DE TEXTOS – OS TEXTOS MULTIMODAIS OU MULTISSEMIÓTICOS- EXIGINDO-SE DOS SUJEITOS NOVAS FORMAS DE LETRAMENTO. NO ENTANTO, SABEMOS DA DIFICULDADE QUE ENFRENTAMOS EM SALA DE AULA, AO TENTARMOS DISPUTAR TERRITÓRIO COM O CELULAR, OBJETO QUE FAZ PARTE DO COTIDIANO DE NOSSOS ALUNOS. TENDO EM VISTA ESSA REALIDADE, TEMOS COMO PRINCIPAL OBJETIVO NESTE ARTIGO, APRESENTAR UMA PROPOSTA DE TRABALHO, TENDO COMO FERRAMENTA O APLICATIVO WHATSAPP. ACREDITAMOS SER DE SUMA IMPORTÂNCIA INSERIR ESSE TIPO DE ATIVIDADE EM SALA DE AULA, COMO FORMA DE PREPARAR O DISCENTE COM PROPOSTAS MAIS CONTEMPORÂNEAS DE APRENDIZAGEM, QUE ENVOLVAM A LEITURA E A ESCRITA. USAREMOS COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO NOSSO TRABALHO, OFICINAS ENVOLVENDO OS TEXTOS DOS PRÓPRIOS ALUNOS E OUTROS QUE SERÃO COMPARTILHADOS NO GRUPO QUE SERÁ CRIADO ESPECIALMENTE PARA ESSE FIM. AS ATIVIDADES PROPOSTAS CONTEMPLARÃO A ESCRITA, A LEITURA E A ORALIDADE. NOSSO TRABALHO SERÁ ANCORADO NOS PRESSUPOSTOS DE BAKTIN (2011), MARCUSCHI (2008), MAINGUENEAU (2015), KOCH (2006), DENTRE OUTROS. ESPERAMOS COM ESSE TRABALHO, FOMENTAR O GOSTO PELA LEITURA E ESCRITA,ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS QUAIS FAREMOS UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA COM O USO DAS MÍDIAS DIGITAIS, UTILIZANDO-AS COMO FERRAMENTA DE ENSINO/APRENDIZAGEM" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, CELULAR, WHATSAPP." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID4420_25072019201947.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO" "autor_nome_curto" => "MARIA DE FÁTIMA CAMILO" "autor_email" => "mdfatimacamilo@gmail.com" "autor_ies" => "UERN- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }