DEU-SE INÍCIO, NO ANO DE 2018, O DEBATE EM TORNO DA ETAPA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) RELATIVA AO ENSINO MÉDIO. TENDO SIDO APROVADO, O DOCUMENTO, ALVO DE AUDIÊNCIAS PÚBLICAS POR TODO O PAÍS, SERÁ MARCO PARA ORIENTAR OS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO E DEFINIR AS COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS PELOS ALUNOS NESSE NÍVEL. TENDO EM VISTA QUE AS DISCUSSÕES SOBRE EDUCAÇÃO INTEGRAL E DE TEMPO INTEGRAL ASSUMEM DESTAQUE NO RELEVO DESSE DEBATE, O PRESENTE CAPÍTULO SE PROPÕE A ANALISAR AS PROPOSTAS DA BNCC PARA O ENSINO MÉDIO, ESPECIALMENTE O QUE SE REFERE A ESSA AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR. NOSSO OBJETIVO É COMPREENDER E DISCUTIR QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS QUE LIGAM A PROPOSTA DA BASE À CONSTITUIÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL E EM TEMPO INTEGRAL. PARA ISSO, ANALISAREMOS O DOCUMENTO CONSTRUÍDO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) QUE REÚNE AS PROPOSTAS DA BASE ESPECIFICAMENTE PARA O ENSINO MÉDIO. NESSE SENTIDO, ESTABELECEMOS UMA DISCUSSÃO AMPLA SOBRE O QUE A BNCC PRETENDE CONSTRUIR EM TERMOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO, REALIZANDO UM LEVANTAMENTO DOS PRINCIPAIS PONTOS CONTIDOS NA BASE SOBRE O TEMA.