NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61202 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5224 "inscrito_id" => 13968 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "ESTE ESTUDO PRETENDE ASSOCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESCOLARES. É PLAUSÍVEL CONSIDERAR QUE A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, REPRESENTA, PARA O SÉCULO XXI UM MARCO, A RESPEITO DO QUE SE ENTENDE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TRAZENDO SABERES IMPORTANTES PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMPREENDE-SE QUE MESMO SEM QUE NECESSARIAMENTE O PROFESSOR NÃO SAIBA QUAL É A MELHOR FORMA DE SEU ALUNO LIDAR COM OS OBJETOS EXTERNOS, SEJA DE FORMA AUDITIVA, VISUAL OU TÁTIL, SABE-SE QUE QUANDO CIENTE DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, O PROFESSOR SABERÁ QUAIS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA UTILIZAR E CERTAMENTE FARÁ USO DESSE GRANDE E INIGUALÁVEL MEIO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM. PARTINDO DESTA EXPLANAÇÃO, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA É CABÍVEL: COMO ATENDER MELHOR A TODOS OS INDIVÍDUOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE MELHOR SE ADEQUAM A CADA UM E UTILIZAR RECURSOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVIDUO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA? COM BASE NESTE QUESTIONAMENTO, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICOS, DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL DAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVANDO O ENCONTRO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E NEUROLOGIA, COM O INTUITO DE APRESENTAR RECURSOS QUE FAVOREÇAM UM ENSINO DE QUALIDADE, VISLUMBRANDO AS DIFERENÇAS DAS HABILIDADES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E AMPLIAÇÃO DOS SABERES, DEVIDO NOSSA VARIEDADE DE CENTROS NEURAIS E SUAS FUNÇÕES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIA, ALFABETIZAÇÃO, FAZER PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID13968_02102019131111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA MACIEL ANDREZA MACIEL" "autor_nome_curto" => "ANDREZA MACIEL" "autor_email" => "andreza.mm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61202 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5224 "inscrito_id" => 13968 "titulo" => "NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NA PERSPECTIVA DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => "ESTE ESTUDO PRETENDE ASSOCIAR AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE ESCOLARES. É PLAUSÍVEL CONSIDERAR QUE A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO, REPRESENTA, PARA O SÉCULO XXI UM MARCO, A RESPEITO DO QUE SE ENTENDE SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM TRAZENDO SABERES IMPORTANTES PARA O FAZER PEDAGÓGICO. COMPREENDE-SE QUE MESMO SEM QUE NECESSARIAMENTE O PROFESSOR NÃO SAIBA QUAL É A MELHOR FORMA DE SEU ALUNO LIDAR COM OS OBJETOS EXTERNOS, SEJA DE FORMA AUDITIVA, VISUAL OU TÁTIL, SABE-SE QUE QUANDO CIENTE DA MODALIDADE DE APRENDIZAGEM DO SEU ALUNO, O PROFESSOR SABERÁ QUAIS ESTRATÉGIAS MAIS ADEQUADAS PARA UTILIZAR E CERTAMENTE FARÁ USO DESSE GRANDE E INIGUALÁVEL MEIO FACILITADOR NO PROCESSO ENSINO – APRENDIZAGEM. PARTINDO DESTA EXPLANAÇÃO, A SEGUINTE PROBLEMÁTICA É CABÍVEL: COMO ATENDER MELHOR A TODOS OS INDIVÍDUOS DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR, ATRAVÉS DE PRÁTICAS DE ENSINO QUE MELHOR SE ADEQUAM A CADA UM E UTILIZAR RECURSOS INTELECTUAIS E EMOCIONAIS RESPEITANDO AS DIFERENÇAS DE CADA INDIVIDUO SOB A ÓTICA DA NEUROCIÊNCIA? COM BASE NESTE QUESTIONAMENTO, ESTE TRABALHO BUSCA SUBSÍDIOS BIBLIOGRÁFICOS, DENTRO DO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL DAS TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO, OBSERVANDO O ENCONTRO ENTRE AS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E NEUROLOGIA, COM O INTUITO DE APRESENTAR RECURSOS QUE FAVOREÇAM UM ENSINO DE QUALIDADE, VISLUMBRANDO AS DIFERENÇAS DAS HABILIDADES NEUROCOGNITIVAS HUMANAS E AMPLIAÇÃO DOS SABERES, DEVIDO NOSSA VARIEDADE DE CENTROS NEURAIS E SUAS FUNÇÕES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "NEUROCIÊNCIA, ALFABETIZAÇÃO, FAZER PEDAGÓGICO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID13968_02102019131111.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA MACIEL ANDREZA MACIEL" "autor_nome_curto" => "ANDREZA MACIEL" "autor_email" => "andreza.mm@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }