O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA VISÃO DE JEAN PIAGET E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61296 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 7893 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA VISÃO DE JEAN PIAGET E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR AS CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ANALISANDO SUAS TEORIAS EM BASE NA EDUCAÇÃO E SUAS DETERMINAÇÕES. DESSA FORMA, O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PIAGETIANA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRATICA DOCENTE DOS PROFESSORES. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. AS ANALISES INDICARAM QUE A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA PIAGETIANA, SÃO OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO SINTÉTICO MÚTUO E PROGRESSIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE CONTINHA 6 PERGUNTAS COM RESPOSTAS EXCLUDENTES APLICADO PELA ALUNA DO TERCEIRO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. O ESTUDO DO TRABALHO POSSIBILITOU A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE PIAGET NOS PERMITIR QUE CONHECER A FORMA COMO O PROFESSOR CONCEBE O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA E COMO SUAS PESQUISAS ACERCA DA GÊNESE DO CONHECIMENTO PODE PERMITIR AO ALUNO UM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICADO NA BUSCA DE UMA PRÁXIS QUE CONCEBA O SUJEITO COMO CAPAZ DE CONSTRUIR CONHECIMENTO A PARTIR DE SUA INTELIGÊNCIA, AÇÃO E INTERAÇÃO COM O MEIO. PERMITINDO ASSIM UM MELHOR PLANEJAMENTO DO ENSINO ASSEGURANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PELOS ALUNOS. ASSIM QUE ESTE TRABALHO SE CONSTITUI DE UMA SÍNTESE DO PENSAMENTO PIAGETIANO, POIS É UM PENSAMENTO UM TANTO COMPLEXO, MAS COERENTE E RICO, NO SENTIDO DE OFERECER INFORMAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO ACERCA DE SEUS CONHECIMENTOS E A PRATICA DO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRATICA EDUCATIVA, JEAN PIAGET, COGNIÇÃO, PLANEJAMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7893_25072019091259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILKA BRITO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ILKA BRITO" "autor_email" => "ilkabrito456@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61296 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 668 "inscrito_id" => 7893 "titulo" => "O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA VISÃO DE JEAN PIAGET E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR AS CONTRIBUIÇÕES DE JEAN PIAGET PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ANALISANDO SUAS TEORIAS EM BASE NA EDUCAÇÃO E SUAS DETERMINAÇÕES. DESSA FORMA, O OBJETIVO DA PESQUISA FOI IDENTIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PIAGETIANA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM A PARTIR DA PRATICA DOCENTE DOS PROFESSORES. PARA TANTO FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM DOCENTES DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS - MA. AS ANALISES INDICARAM QUE A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA PIAGETIANA, SÃO OS ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E OS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO SINTÉTICO MÚTUO E PROGRESSIVO. A METODOLOGIA UTILIZADA SE DEU ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO QUE CONTINHA 6 PERGUNTAS COM RESPOSTAS EXCLUDENTES APLICADO PELA ALUNA DO TERCEIRO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO (IFMA) – CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS. O ESTUDO DO TRABALHO POSSIBILITOU A PARTIR DAS CONCEPÇÕES DE PIAGET NOS PERMITIR QUE CONHECER A FORMA COMO O PROFESSOR CONCEBE O DESENVOLVIMENTO MENTAL DA CRIANÇA E COMO SUAS PESQUISAS ACERCA DA GÊNESE DO CONHECIMENTO PODE PERMITIR AO ALUNO UM DESENVOLVIMENTO SIGNIFICADO NA BUSCA DE UMA PRÁXIS QUE CONCEBA O SUJEITO COMO CAPAZ DE CONSTRUIR CONHECIMENTO A PARTIR DE SUA INTELIGÊNCIA, AÇÃO E INTERAÇÃO COM O MEIO. PERMITINDO ASSIM UM MELHOR PLANEJAMENTO DO ENSINO ASSEGURANDO UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA PELOS ALUNOS. ASSIM QUE ESTE TRABALHO SE CONSTITUI DE UMA SÍNTESE DO PENSAMENTO PIAGETIANO, POIS É UM PENSAMENTO UM TANTO COMPLEXO, MAS COERENTE E RICO, NO SENTIDO DE OFERECER INFORMAÇÕES DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DO ALUNO ACERCA DE SEUS CONHECIMENTOS E A PRATICA DO PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "PRATICA EDUCATIVA, JEAN PIAGET, COGNIÇÃO, PLANEJAMENTO." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7893_25072019091259.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ILKA BRITO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ILKA BRITO" "autor_email" => "ilkabrito456@gmail.com" "autor_ies" => "IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }