O PROJETO BRIOFITIZE-SE OBJETIVOU CONTRIBUIR PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA, COM ÊNFASE NA POPULARIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DAS BRIÓFITAS, SEU PAPEL ECOLÓGICO E DE CONSERVAÇÃO. O PROJETO ENVOLVEU DEZ ACADÊMICOS DO IEAA/UFAM DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS: BIOLOGIA E QUÍMICA, TRÊS ALUNOS DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS (PPGCA) E 150 ALUNOS DISTRIBUÍDOS ENSINO MÉDIO DA ESCOLA PLÍNIO RAMOS COELHO DE HUMAITÁ-AM. O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO SOBRE O MUNDO DAS PEQUENAS PLANTAS, O QUE SÃO BRIÓFITAS, QUAIS OS TIPOS EXISTENTES, FORMAS DE VIDA, COMO SE REPRODUZEM E SUA IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA FORAM APRESENTADOS NAS ESCOLAS ATRAVÉS DE OFICINAS PEDAGÓGICAS, SENDO QUE A PARTE TEÓRICA FOI EXPOSTA COM USO DE DATA-SHOW E A PRÁTICA COM DESENVOLVIMENTO DE OFICINAS, EXPOSIÇÃO DE BANNERS, JOGOS LÚDICOS E TEATRO. VALE RESSALTAR QUE OS ALUNOS DA GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO RECEBERAM CAPACITAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA BRIÓFITAS. PARA AVALIAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS, FORAM UTILIZADOS QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS ANTES E DEPOIS DE CADA AÇÃO PARA ENTÃO SABER A PERCEPÇÃO DE CADA ALUNO SOBRE BRIÓFITAS. VERIFICOU-SE QUE TODOS OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSEGUIRAM IDENTIFICAR AS FASES GAMETOFÍTICA E ESPOROFÍTICA E RECONHECERAM A IMPORTÂNCIA ECOLÓGICA DESTE GRUPO DE PLANTAS, BEM COMO ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO POR MEIO DO JOGO DIDÁTICO E DA PARÓDIA MUSICAL. NOTOU-SE PARTICIPAÇÃO E ENTUSIASMO DOS ALUNOS DURANTE TODAS AS ETAPAS DA APLICAÇÃO DO PROJETO. SENDO NECESSÁRIO, A INCLUSÃO DE NOVAS FERRAMENTAS DIDÁTICAS NO ENSINO MÉDIO PARA QUE ASSIM OS ALUNOS POSSAM COMPREENDER MAIS O CONTEÚDO DE BOTÂNICA.