O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) A PARTIR DE UM EPISÓDIO DE “BLACK MIRROR”
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61337 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4197 "inscrito_id" => 8229 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) A PARTIR DE UM EPISÓDIO DE “BLACK MIRROR”" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DE CTSA A PARTIR DE UMA SÉRIE COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, SENDO DO TIPO DOCUMENTAL. O OBJETO DE NOSSO ESTUDO FOI A SÉRIE “BLACK MIRROR”, PARA FINS DE ANÁLISE, FOI SELECIONADO O SEXTO EPISÓDIO DA TERCEIRA TEMPORADA, COM O TÍTULO “ODIADO PELA NAÇÃO”. COMO REFERENCIAL DE ANÁLISE UTILIZAMOS OS ASPECTOS DA ABORDAGEM CTS/CTSA ACERCA DAS INTERAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, SÃO ELES: EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E VICE-VERSA; EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE E AMBIENTE; EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE E AMBIENTE; EFEITO DA SOCIEDADE E AMBIENTE SOBRE A CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A PARTIR DE NOSSAS ANÁLISES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EPISÓDIO TRAZ MOMENTOS EM QUE SÃO APRESENTADAS AS SITUAÇÕES DE CAUSA E EFEITO DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE, COMO ESSAS ÁREAS MANTÉM UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA E AS IMPLICAÇÕES PARA VIDA DE TODOS E TODAS. SENDO ASSIM, PODE SER UTILIZADO PARA SUSCITAR DISCUSSÕES ATUAIS, TAIS COMO: PROBLEMAS AMBIENTAIS, ÉTICA, USO DA TECNOLOGIA, NATUREZA DAS CIÊNCIAS, DISFUNÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ETC., EXPLORANDO AS OPINIÕES E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E ALUNAS A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA-REFLEXIVA DOS TEMAS QUE ESTÃO SENDO DEBATIDO, O QUE PODE PROPICIAR O ENFOQUE CTSA NO ENSINO CIÊNCIAS PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MAIS CRÍTICA-CIDADÃ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CTSA, BLACK MIRROR, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID8229_08112019173539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELLA CHRYSTINE CÂMARA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STELLA CÂMARA" "autor_email" => "stellacamara6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61337 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4197 "inscrito_id" => 8229 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS E AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE (CTSA) A PARTIR DE UM EPISÓDIO DE “BLACK MIRROR”" "resumo" => "ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS ABORDAGENS DE CTSA A PARTIR DE UMA SÉRIE COMO RECURSO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. A PRESENTE PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA, SENDO DO TIPO DOCUMENTAL. O OBJETO DE NOSSO ESTUDO FOI A SÉRIE “BLACK MIRROR”, PARA FINS DE ANÁLISE, FOI SELECIONADO O SEXTO EPISÓDIO DA TERCEIRA TEMPORADA, COM O TÍTULO “ODIADO PELA NAÇÃO”. COMO REFERENCIAL DE ANÁLISE UTILIZAMOS OS ASPECTOS DA ABORDAGEM CTS/CTSA ACERCA DAS INTERAÇÕES CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE, SÃO ELES: EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A TECNOLOGIA E VICE-VERSA; EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE E AMBIENTE; EFEITO DA CIÊNCIA SOBRE A SOCIEDADE E AMBIENTE; EFEITO DA SOCIEDADE E AMBIENTE SOBRE A CIÊNCIA E TECNOLOGIA. A PARTIR DE NOSSAS ANÁLISES, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE EPISÓDIO TRAZ MOMENTOS EM QUE SÃO APRESENTADAS AS SITUAÇÕES DE CAUSA E EFEITO DA CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE-AMBIENTE, COMO ESSAS ÁREAS MANTÉM UMA RELAÇÃO DE INTERDEPENDÊNCIA E AS IMPLICAÇÕES PARA VIDA DE TODOS E TODAS. SENDO ASSIM, PODE SER UTILIZADO PARA SUSCITAR DISCUSSÕES ATUAIS, TAIS COMO: PROBLEMAS AMBIENTAIS, ÉTICA, USO DA TECNOLOGIA, NATUREZA DAS CIÊNCIAS, DISFUNÇÕES SOCIOAMBIENTAIS ETC., EXPLORANDO AS OPINIÕES E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E ALUNAS A PARTIR DE UMA ANÁLISE CRÍTICA-REFLEXIVA DOS TEMAS QUE ESTÃO SENDO DEBATIDO, O QUE PODE PROPICIAR O ENFOQUE CTSA NO ENSINO CIÊNCIAS PROMOVENDO UMA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA MAIS CRÍTICA-CIDADÃ." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, CTSA, BLACK MIRROR, EDUCAÇÃO CIENTÍFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA_ID8229_08112019173539.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STELLA CHRYSTINE CÂMARA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "STELLA CÂMARA" "autor_email" => "stellacamara6@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }