O ALCOOLISMO É UM PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA MUNDIALMENTE CONHECIDO, ESTANDO PRESENTE EM TODAS AS ESFERAS E CLASSES SOCIAIS. O TRATAMENTO PARA ESSE MAL É COMPLEXO, ENVOLVE UM ESFORÇO MUTUO ENTRE FAMÍLIA, ÓRGÃOS DA ÁREA DE SAÚDE E SOCIEDADE. A CONTEXTO FAMILIAR ENVOLVIDO VAI ALÉM DO APOIO, VISTO QUE, O ALCOOLISMO JÁ É RECONHECIDO COMO UMA DOENÇA COMPORTAMENTAL QUE SOFRE INFLUÊNCIA GENÉTICA ASSOCIADA A UMA HERDABILIDADE SIGNIFICATIVA. A ABORDAGEM CIENTIFICA OU NÃO DA TEMÁTICA ALCOOLISMO NO ENSINO FUNDAMENTAL II E MÉDIO REQUER CERTA CAUTELA POR PARTE DO EDUCADOR, DEVIDO A INTERPRETAÇÕES EQUIVOCADAS. DESSA FORMA, ESTRATÉGIAS QUE PERMITAM UMA MELHOR ASSOCIAÇÃO DO PADRÃO GENÉTICO AO ALCOOLISMO PODEM AUXILIAR O PROFESSOR, VISTO QUE, ATUARIAM FACILITANDO A COMPREENSÃO DO ALUNO DE QUE O ALCOOLISMO É UMA DOENÇA TAMBÉM DE ORIGEM BIOLÓGICA. DESSA FORMA, O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI DESENVOLVER UMA ESTRATÉGIA LÚDICA QUE FACILITASSE A COMPREENSÃO DA ASSOCIAÇÃO DO COMPONENTE GENÉTICO AO CARÁTER ALCOOLISMO, ALÉM DE SUA POSSÍVEL TRANSMISSÃO A GERAÇÕES SEGUINTES. PARA TANTO, FOI DESENVOLVIDO UM JOGO, CONHECIDO COMO BEERPONG, ONDE FOI UTILIZADO 10 COPOS PREENCHIDOS COM ÁGUA ONDE OS ALUNOS TERIAM DE JOGAR UMA BOLINHA DE PING PONG EM UMA FILEIRA, AO ACERTAR O COPO ONDE EM CADA COPO CONTINHA UMA FRASE DE EFEITO SOBRE O QUE O ALCOOLISMO PODE OCASIONAR NA VIDA DOS SERES HUMANOS, QUE LEVOU A REFLEXÃO E DISCUSSÃO DO TEMA. FOI PERCEBIDO QUE ALGUNS ALUNOS DETINHAM UM POUCO MAIS DE CONHECIMENTO, E FALARAM ABERTAMENTE SOBRE O TEMA PROPORCIONANDO UM DEBATE SOBRE A PROBLEMÁTICA DA GENÉTICA COM AS QUESTÕES RELACIONADAS AO ‘‘EU POSSO ADQUIRIR E PASSAR PARA MEUS FILHOS!”, “O ALCOOLISMO É UMA DOENÇA?’’, MAIS UMA VEZ AS QUESTÕES FAMILIARES SENDO ABORDADAS. GERANDO UMA PERCEPÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA, E COMO ISSO VEM AFETANDO A SOCIEDADE.