O LUGAR DA DIDÁTICA E DO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO”
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61487 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1824 "inscrito_id" => 3734 "titulo" => "O LUGAR DA DIDÁTICA E DO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO”" "resumo" => "A DIDÁTICA COMEÇOU A SE CONFIGURAR COMO CIÊNCIA DEDICADA A COMPREENDER E A FUNDAMENTAR AS AÇÕES DO ENSINO DESDE O SÉCULO XVII. CIÊNCIA INICIADA COMO ARTIMANHA ASTUCIOSA DE ENSINAR TUDO A TODOS, PARA QUAISQUER COMUNIDADES, CIDADES OU VILAREJOS, ATENDENDO AOS DOIS SEXOS, POBRES OU RICOS, SEM EXCLUIR NINGUÉM. ARTIFÍCIO DIFÍCIL, POIS A DIDÁTICA SEMPRE ESTEVE ANEXADA À FORMAÇÃO DE PESSOAS PARA VIVEREM EM SOCIEDADES ESTRUTURADAS EM CLASSES SOCIAIS ANTAGÔNICAS, ESQUELETOS QUE SOFREM PRESSÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SE DEIXAM INFLUENCIAR PELO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, COMBINAÇÃO QUE ALTERAM AS COBRANÇAS À DIDÁTICA, COMO ELEMENTO VINCULADO À EDUCAÇÃO, COM DEMANDAS NEM SEMPRE COMPATÍVEIS ENTRE SI. AGITAÇÃO QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA RECENTE, GEROU DEMANDAS DE ENSINO QUE SE CONFIGURARAM EM TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. EM CONTINUIDADE A ESSE MOVIMENTO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM 2017, ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO REUNIU PROFESSORES E ALUNOS PARA DISCUTIREM ESPECIFICAMENTE: “O PAPEL DA DIDÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS DIVERSAS LICENCIATURAS DA UFPB”. ESTA DEMANDA DEU INÍCIO AO VÍDEO-DOCUMENTÁRIO “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO” (2019), OBJETO DESTE ARTIGO QUE OBJETIVA CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES E DEMONSTRAR QUE OBRAS AUDIOVISUAIS PODEM SER ÚTEIS A PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS. UMA ANÁLISE FEITA SOB O MÉTODO MONOGRÁFICO QUE CONSIDERA REPRESENTATIVO DE OUTROS O ESTUDO APROFUNDADO DE UM CASO. CONCLUÍMOS QUE SÃO AS PERGUNTAS QUE OBJETIVAM OS OLHARES PARA OBRAS AUDIOVISUAIS E QUE A VISÃO POLÍTICA QUE CIRCUNDA OS CONTEÚDOS ESTUDADOS E AS NECESSIDADES DOS PROFESSORES E EDUCANDOS QUEM FOMENTAM AS APRENDIZAGENS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, RECURSOS DE ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3734_15082019005552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAMOS BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAMOS BARBOSA" "autor_email" => "barbossa2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61487 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1824 "inscrito_id" => 3734 "titulo" => "O LUGAR DA DIDÁTICA E DO VÍDEO NA FORMAÇÃO DOCENTE: “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO”" "resumo" => "A DIDÁTICA COMEÇOU A SE CONFIGURAR COMO CIÊNCIA DEDICADA A COMPREENDER E A FUNDAMENTAR AS AÇÕES DO ENSINO DESDE O SÉCULO XVII. CIÊNCIA INICIADA COMO ARTIMANHA ASTUCIOSA DE ENSINAR TUDO A TODOS, PARA QUAISQUER COMUNIDADES, CIDADES OU VILAREJOS, ATENDENDO AOS DOIS SEXOS, POBRES OU RICOS, SEM EXCLUIR NINGUÉM. ARTIFÍCIO DIFÍCIL, POIS A DIDÁTICA SEMPRE ESTEVE ANEXADA À FORMAÇÃO DE PESSOAS PARA VIVEREM EM SOCIEDADES ESTRUTURADAS EM CLASSES SOCIAIS ANTAGÔNICAS, ESQUELETOS QUE SOFREM PRESSÕES POLÍTICAS, ECONÔMICAS E SE DEIXAM INFLUENCIAR PELO USO DE NOVAS TECNOLOGIAS, COMBINAÇÃO QUE ALTERAM AS COBRANÇAS À DIDÁTICA, COMO ELEMENTO VINCULADO À EDUCAÇÃO, COM DEMANDAS NEM SEMPRE COMPATÍVEIS ENTRE SI. AGITAÇÃO QUE, AO LONGO DA HISTÓRIA RECENTE, GEROU DEMANDAS DE ENSINO QUE SE CONFIGURARAM EM TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS. EM CONTINUIDADE A ESSE MOVIMENTO, A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, EM 2017, ATRAVÉS DO DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO REUNIU PROFESSORES E ALUNOS PARA DISCUTIREM ESPECIFICAMENTE: “O PAPEL DA DIDÁTICA E DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NAS DIVERSAS LICENCIATURAS DA UFPB”. ESTA DEMANDA DEU INÍCIO AO VÍDEO-DOCUMENTÁRIO “A DIDÁTICA EM MOVIMENTO” (2019), OBJETO DESTE ARTIGO QUE OBJETIVA CONTRIBUIR PARA O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES E DEMONSTRAR QUE OBRAS AUDIOVISUAIS PODEM SER ÚTEIS A PROCEDIMENTOS EDUCATIVOS. UMA ANÁLISE FEITA SOB O MÉTODO MONOGRÁFICO QUE CONSIDERA REPRESENTATIVO DE OUTROS O ESTUDO APROFUNDADO DE UM CASO. CONCLUÍMOS QUE SÃO AS PERGUNTAS QUE OBJETIVAM OS OLHARES PARA OBRAS AUDIOVISUAIS E QUE A VISÃO POLÍTICA QUE CIRCUNDA OS CONTEÚDOS ESTUDADOS E AS NECESSIDADES DOS PROFESSORES E EDUCANDOS QUEM FOMENTAM AS APRENDIZAGENS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DIDÁTICA, RECURSOS DE ENSINO, FORMAÇÃO DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID3734_15082019005552.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ RAMOS BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "RAMOS BARBOSA" "autor_email" => "barbossa2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }