O PEDAGOGO JURÍDICO E O SISTEMA DE JUSTIÇA NA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61534 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4190 "inscrito_id" => 12432 "titulo" => "O PEDAGOGO JURÍDICO E O SISTEMA DE JUSTIÇA NA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA" "resumo" => "A INSERÇÃO DO PEDAGOGO NO SISTEMA DE JUSTIÇA, NOTADAMENTE, NOS SERVIÇOS DE ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, CONHECIDO COMO DEPOIMENTO ESPECIAL, TEM CONTRIBUÍDO PARA A QUALIFICAÇÃO DE UM TRABALHO ESSENCIAL À SOCIEDADE E TEM COLOCADO ESTE PROFISSIONAL COMO AGENTE DE PROTEÇÃO E DE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. NO ÂMBITO JURÍDICO, DURANTE MUITOS ANOS, O ATENDIMENTO AO PÚBLICO INFANTOJUVENIL VINHA SENDO OFERECIDO SEM RESPEITO A CRITÉRIOS QUE DESSEM CONTA DA CONDIÇÃO DESENVOLVIMENTAL PECULIAR, BEM COMO DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DESIGNADOS À TAREFA DE COLETA DE SEU RELATO. TAIS PRÁTICAS VINHAM REDUNDANDO EM CONSTANTES REVITIMIZAÇÕES QUE POTENCIALIZAVAM O SOFRIMENTO E OS TRAUMAS VIVENCIADOS PELO PÚBLICO ATENDIDO. NESSE SENTIDO, TORNA-SE RELEVANTE AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NESSE NOVO CONTEXTO DE ATUAÇÃO, A SABER, O JURÍDICO, INICIANDO COM UM BREVE HISTÓRICO DA PEDAGOGIA, PASSANDO A DISCORRER ACERCA DA PEDAGOGIA JURÍDICA ENQUANTO RECENTE RAMO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS À PRÁTICA DO PEDAGOGO JURÍDICO NA COLETA DO DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DA NÃO REVITIMIZAÇÃO E DA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DESTE PÚBLICO, RESPEITANDO SUAS PECULIARIDADES E SUA CONDIÇÃO DE PESSOA EM DESENVOLVIMENTO. OBSERVA-SE, PORTANTO, QUE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NESSE SERVIÇO DA JUSTIÇA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE PARA A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO, PARA A PROTEÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS E PARA SUPERAÇÃO DE INTERVENÇÕES REVITIMIZANTES DIANTE DAS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA VIVENCIADAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PEDAGOGO JURÍDICO, DEPOIMENTO ESPECIAL, CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA, ATENDIMENTO HUMANIZADO NA JUSTIÇA, ATENDIMENTO HUMANIZADO NA JUSTIÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12432_26092019113305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONY FREITAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "SIMONY FREITAS" "autor_email" => "simonnyfreitas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61534 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4190 "inscrito_id" => 12432 "titulo" => "O PEDAGOGO JURÍDICO E O SISTEMA DE JUSTIÇA NA HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA" "resumo" => "A INSERÇÃO DO PEDAGOGO NO SISTEMA DE JUSTIÇA, NOTADAMENTE, NOS SERVIÇOS DE ESCUTA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, CONHECIDO COMO DEPOIMENTO ESPECIAL, TEM CONTRIBUÍDO PARA A QUALIFICAÇÃO DE UM TRABALHO ESSENCIAL À SOCIEDADE E TEM COLOCADO ESTE PROFISSIONAL COMO AGENTE DE PROTEÇÃO E DE HUMANIZAÇÃO NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA. NO ÂMBITO JURÍDICO, DURANTE MUITOS ANOS, O ATENDIMENTO AO PÚBLICO INFANTOJUVENIL VINHA SENDO OFERECIDO SEM RESPEITO A CRITÉRIOS QUE DESSEM CONTA DA CONDIÇÃO DESENVOLVIMENTAL PECULIAR, BEM COMO DA NECESSIDADE DE FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DESIGNADOS À TAREFA DE COLETA DE SEU RELATO. TAIS PRÁTICAS VINHAM REDUNDANDO EM CONSTANTES REVITIMIZAÇÕES QUE POTENCIALIZAVAM O SOFRIMENTO E OS TRAUMAS VIVENCIADOS PELO PÚBLICO ATENDIDO. NESSE SENTIDO, TORNA-SE RELEVANTE AVALIAR A CONTRIBUIÇÃO DO PEDAGOGO NESSE NOVO CONTEXTO DE ATUAÇÃO, A SABER, O JURÍDICO, INICIANDO COM UM BREVE HISTÓRICO DA PEDAGOGIA, PASSANDO A DISCORRER ACERCA DA PEDAGOGIA JURÍDICA ENQUANTO RECENTE RAMO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA. FAZ-SE NECESSÁRIO COMPREENDER AS CONTRIBUIÇÕES DOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS APLICADOS À PRÁTICA DO PEDAGOGO JURÍDICO NA COLETA DO DEPOIMENTO ESPECIAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DA NÃO REVITIMIZAÇÃO E DA GARANTIA DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DESTE PÚBLICO, RESPEITANDO SUAS PECULIARIDADES E SUA CONDIÇÃO DE PESSOA EM DESENVOLVIMENTO. OBSERVA-SE, PORTANTO, QUE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NESSE SERVIÇO DA JUSTIÇA TEM SE MOSTRADO RELEVANTE PARA A HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO, PARA A PROTEÇÃO E GARANTIA DE DIREITOS E PARA SUPERAÇÃO DE INTERVENÇÕES REVITIMIZANTES DIANTE DAS SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA VIVENCIADAS POR CRIANÇAS E ADOLESCENTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "PEDAGOGO JURÍDICO, DEPOIMENTO ESPECIAL, CRIANÇAS E ADOLESCENTES VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA, ATENDIMENTO HUMANIZADO NA JUSTIÇA, ATENDIMENTO HUMANIZADO NA JUSTIÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID12432_26092019113305.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONY FREITAS DE MELO" "autor_nome_curto" => "SIMONY FREITAS" "autor_email" => "simonnyfreitas@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }