ESTE ARTIGO É RESULTADO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS REALIZADAS DURANTE A DISCIPLINA DE PLANEJAMENTO E
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, DE FORMA A AVALIAR TANTO A
DISCIPLINA COMO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS ACERCA DOS APRENDIZADOS EM SALA SOBRE O PROCESSO DE
AVALIAÇÃO. COM ISTO SE FEZ NECESSÁRIO O ESTUDO DE DIFERENTES TEÓRICOS QUE DISCUTEM A AVALIAÇÃO COMO
LIBÂNEO (1994), FERNANDES E FREITAS (2008), HOFFMAN (2014), SOBRAL E SALVINO
(2015). A AVALIAÇÃO REPRESENTA UM PAPEL IMPORTANTE NA EDUCAÇÃO, POIS É A PARTIR DELA QUE ENTENDEMOS
COMO SE ENCONTRA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NOS POSSIBILITANDO AJUSTAR, ENTENDER E MELHORAR
A QUALIDADE DE ENSINO. DESSA FORMA, NOS POSSIBILITA REALIZAR MUDANÇAS E MELHORIAS QUE PROPORCIONEM
UMA EDUCAÇÃO MELHOR E DIGNA PARA TODOS E TODAS.