O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA -PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61582 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3818 "inscrito_id" => 7926 "titulo" => "O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA -PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A PRESENTE PESQUISA TEM COMO INTUITO APRESENTAR O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA. DESTA FORMA, PROPÕE-SE COM ESTE TRABALHO O OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS POTENCIALIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO INOVADOR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA FORAM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS NOS QUAIS ABORDAM A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, O CONCEITO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS PERSPECTIVAS DESTA NA ATUALIDADE. PARA A COLETA DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO ALUNOS DOS CURSO DE PEDAGOGIA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR. QUE CURSARAM AS DISCIPLINAS PRÁTICAS INTEGRADORAS I E II. COMPREENDE-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM ELO ARTICULADOR ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO POPULAR. ASSIM, COMO RESULTADOS TÊM-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, POIS VIABILIZA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO A INTERDISCIPLINARIDADE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E REVELA A POSSIBILIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA INDISSOCIÁVEL COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NESSE SENTIDO, O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES FUNDAMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA COM VISTAS À REALIDADE CONTEMPORÂNEA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7926_25092019111540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PINTO MEDEIROS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE MEDEIROS" "autor_email" => "alinepmedeiros2011@hotmai" "autor_ies" => "UNISAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61582 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3818 "inscrito_id" => 7926 "titulo" => "O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA -PARFOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA" "resumo" => """ RESUMO\r\n \r\n A PRESENTE PESQUISA TEM COMO INTUITO APRESENTAR O PROCESSO DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO CURSO DE PEDAGOGIA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA-PARFOR, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA. DESTA FORMA, PROPÕE-SE COM ESTE TRABALHO O OBJETIVO: REFLETIR SOBRE AS POTENCIALIDADES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PARA O PLENO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO, O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E A CAPACITAÇÃO PARA O TRABALHO COMO UM PROCESSO PEDAGÓGICO INOVADOR. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA FORAM ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS E DOCUMENTAIS NOS QUAIS ABORDAM A CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, O CONCEITO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E AS PERSPECTIVAS DESTA NA ATUALIDADE. PARA A COLETA DE DADOS REALIZAMOS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS PARTICIPANTES DA PESQUISA SÃO ALUNOS DOS CURSO DE PEDAGOGIA, DO PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA- PARFOR. QUE CURSARAM AS DISCIPLINAS PRÁTICAS INTEGRADORAS I E II. COMPREENDE-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UM ELO ARTICULADOR ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA, UNIVERSIDADE E SOCIEDADE, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CONHECIMENTO POPULAR. ASSIM, COMO RESULTADOS TÊM-SE A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO UMA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, POIS VIABILIZA NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO A INTERDISCIPLINARIDADE, A CONTEXTUALIZAÇÃO E REVELA A POSSIBILIDADE DE UMA FORMAÇÃO ACADÊMICA INDISSOCIÁVEL COM O ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NESSE SENTIDO, O ENSINO, A PESQUISA E A EXTENSÃO CONFIGURAM-SE COMO ATIVIDADES FUNDAMENTAIS PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E CONTEXTUALIZADA COM VISTAS À REALIDADE CONTEMPORÂNEA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7926_25092019111540.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE PINTO MEDEIROS OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE MEDEIROS" "autor_email" => "alinepmedeiros2011@hotmai" "autor_ies" => "UNISAL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }