O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E OS SUJEITOS ESCOLARES: UM RELATO DA ESCOLA MUNICIPAL BEM QUERER
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61630 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3093 "inscrito_id" => 9750 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E OS SUJEITOS ESCOLARES: UM RELATO DA ESCOLA MUNICIPAL BEM QUERER" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES A PARTIR DO TRABALHO COLETIVO, ONDE OS SUJEITOS ESCOLARES POSSAM PARTICIPAR DA SUA ELABORAÇÃO, CONTRIBUINDO COM SUAS VIVENCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS DIFERENTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM DIÁLOGO COM ESSE OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL BEM QUERER NA CIDADE DE VITORIA DA CONQUISTA – BA, ONDE UM TOTAL DE 13 PESSOAS ENTRE GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS, PARTICIPARAM. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CENTRALIDADE, IDENTIFICAR AS COMPREENSÕES, ASPIRAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DESSES SUJEITOS NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTUDADA. TAMBÉM, FOI REALIZADO UMA ANÁLISE DOS PRESCRITOS SOBRE PROJETO PEDAGÓGICO NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) Nº 9.394/96, COM OBJETIVO DE COMPREENDER AS RESPONSABILIDADES DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PARA A PRODUÇÃO DO PPP DIANTE A LEI EDUCACIONAL BRASILEIRA, PROBLEMATIZANDO, AINDA, COMO A LDB ABORDA A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DESSE PROJETO. A PESQUISA ESTÁ EMBASADA EM TRABALHOS TEÓRICOS DE AUTORES COMO LUCK (2013), LONGHI; BENTO (2006), VANSCONCELOS (2002), VEIGA (2001) DENTRE OUTROS, PARA COMPRESSÃO DE CATEGORIAS COMO GESTÃO DEMOCRÁTICA, E CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PPP. O TRABALHO JUSTIFICA-SE, POIS, ESTUDOS QUE BUSCAM ENTENDER O PPP E A IMPORTÂNCIA DA SUA CONSTRUÇÃO COLETIVA, FORTALEZEM A ELABORAÇÃO RESPONSÁVEL DO DOCUMENTO. COM A ANÁLISE DOS DADOS PRODUZIDOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UM DISTANCIAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COM O PPP VIGENTE NA ESCOLA ESTUDADA, EXEMPLO DA FALTA DE ATUALIZAÇÃO DO MESMO E DA POUCA PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA SUA ELABORAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, SUJEITOS ESCOLARES, PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, ENSINO/APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9750_11092019130651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN AURÉLIO SOUSA SALES SILVA " "autor_nome_curto" => "JONATHAN AURÉLIO " "autor_email" => "jonathanaurelio.sss@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61630 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3093 "inscrito_id" => 9750 "titulo" => "O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E OS SUJEITOS ESCOLARES: UM RELATO DA ESCOLA MUNICIPAL BEM QUERER" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES A PARTIR DO TRABALHO COLETIVO, ONDE OS SUJEITOS ESCOLARES POSSAM PARTICIPAR DA SUA ELABORAÇÃO, CONTRIBUINDO COM SUAS VIVENCIAS E EXPERIÊNCIAS DOS DIFERENTES ESPAÇOS ESCOLARES. EM DIÁLOGO COM ESSE OBJETIVO, FOI DESENVOLVIDA UMA PESQUISA NA ESCOLA MUNICIPAL BEM QUERER NA CIDADE DE VITORIA DA CONQUISTA – BA, ONDE UM TOTAL DE 13 PESSOAS ENTRE GESTOR, PROFESSORES E ALUNOS, PARTICIPARAM. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DA ABORDAGEM QUALITATIVA E TEM COMO CENTRALIDADE, IDENTIFICAR AS COMPREENSÕES, ASPIRAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DESSES SUJEITOS NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTUDADA. TAMBÉM, FOI REALIZADO UMA ANÁLISE DOS PRESCRITOS SOBRE PROJETO PEDAGÓGICO NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL (LDB) Nº 9.394/96, COM OBJETIVO DE COMPREENDER AS RESPONSABILIDADES DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PARA A PRODUÇÃO DO PPP DIANTE A LEI EDUCACIONAL BRASILEIRA, PROBLEMATIZANDO, AINDA, COMO A LDB ABORDA A NECESSIDADE DA CONSTRUÇÃO COLETIVA DESSE PROJETO. A PESQUISA ESTÁ EMBASADA EM TRABALHOS TEÓRICOS DE AUTORES COMO LUCK (2013), LONGHI; BENTO (2006), VANSCONCELOS (2002), VEIGA (2001) DENTRE OUTROS, PARA COMPRESSÃO DE CATEGORIAS COMO GESTÃO DEMOCRÁTICA, E CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PPP. O TRABALHO JUSTIFICA-SE, POIS, ESTUDOS QUE BUSCAM ENTENDER O PPP E A IMPORTÂNCIA DA SUA CONSTRUÇÃO COLETIVA, FORTALEZEM A ELABORAÇÃO RESPONSÁVEL DO DOCUMENTO. COM A ANÁLISE DOS DADOS PRODUZIDOS, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR UM DISTANCIAMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR COM O PPP VIGENTE NA ESCOLA ESTUDADA, EXEMPLO DA FALTA DE ATUALIZAÇÃO DO MESMO E DA POUCA PARTICIPAÇÃO DOS SUJEITOS NA SUA ELABORAÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA, SUJEITOS ESCOLARES, PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO, ENSINO/APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID9750_11092019130651.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONATHAN AURÉLIO SOUSA SALES SILVA " "autor_nome_curto" => "JONATHAN AURÉLIO " "autor_email" => "jonathanaurelio.sss@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }