Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DE ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MÉTODO TEACCH NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERVENTIVA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), MÉTODO TEACCH, PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (PBE). Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA INSTRUCIONAL QUE INCORPORA O USO DE PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (PBE) DENTRO DE UMA ESFERA EDUCACIONAL. A INTERVENÇÃO DESCRITA FOI DESENVOLVIDA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MODELO TEACCH (TRATAMENTO E EDUCAÇÃO PARA AUTISTAS E CRIANÇAS COM DÉFICITS RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO) EM ATIVIDADE INDIVIDUAL, COM UMA CRIANÇA DE CINCO ANOS, DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE ENSINO. DE FORMA ESPECÍFICA, O ESTUDO AVALIOU OS EFEITOS DE QUATRO ESTRATÉGIAS, APOIADAS NO TEACCH, NO DESEMPENHO ACADÊMICO E FUNCIONAL DE UM MENINO COM TEA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A UTILIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS FAVORECEU O TEMPO DE PERMANÊNCIA DA CRIANÇA NA ATIVIDADE, ASSIM COMO A SUA PERFORMANCE. CONSIDERAMOS QUE, NA PRÁTICA DIÁRIA DA SALA DE AULA, A UTILIZAÇÃO DE PBE, A EXEMPLO DO MODELO TEACCH, ESTIMULA O PROFESSOR A ATUAR DE FORMA ALINHADA AOS RESULTADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E AGREGA VALORES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM TEA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES ACADÊMICAS E FUNCIONAIS.

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