O USO DE ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MÉTODO TEACCH NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERVENTIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61726 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1722 "inscrito_id" => 3818 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MÉTODO TEACCH NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERVENTIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA INSTRUCIONAL QUE INCORPORA O USO DE PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (PBE) DENTRO DE UMA ESFERA EDUCACIONAL. A INTERVENÇÃO DESCRITA FOI DESENVOLVIDA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MODELO TEACCH (TRATAMENTO E EDUCAÇÃO PARA AUTISTAS E CRIANÇAS COM DÉFICITS RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO) EM ATIVIDADE INDIVIDUAL, COM UMA CRIANÇA DE CINCO ANOS, DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE ENSINO. DE FORMA ESPECÍFICA, O ESTUDO AVALIOU OS EFEITOS DE QUATRO ESTRATÉGIAS, APOIADAS NO TEACCH, NO DESEMPENHO ACADÊMICO E FUNCIONAL DE UM MENINO COM TEA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A UTILIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS FAVORECEU O TEMPO DE PERMANÊNCIA DA CRIANÇA NA ATIVIDADE, ASSIM COMO A SUA PERFORMANCE. CONSIDERAMOS QUE, NA PRÁTICA DIÁRIA DA SALA DE AULA, A UTILIZAÇÃO DE PBE, A EXEMPLO DO MODELO TEACCH, ESTIMULA O PROFESSOR A ATUAR DE FORMA ALINHADA AOS RESULTADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E AGREGA VALORES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM TEA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES ACADÊMICAS E FUNCIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), MÉTODO TEACCH, PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (PBE)." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3818_14082019221705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAISE DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAISE NASCIMENTO" "autor_email" => "jaise2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61726 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1722 "inscrito_id" => 3818 "titulo" => "O USO DE ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MÉTODO TEACCH NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DESCRIÇÃO DE UMA PRÁTICA INTERVENTIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROGRAMA INSTRUCIONAL QUE INCORPORA O USO DE PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS (PBE) DENTRO DE UMA ESFERA EDUCACIONAL. A INTERVENÇÃO DESCRITA FOI DESENVOLVIDA UTILIZANDO ESTRATÉGIAS DERIVADAS DO MODELO TEACCH (TRATAMENTO E EDUCAÇÃO PARA AUTISTAS E CRIANÇAS COM DÉFICITS RELACIONADOS À COMUNICAÇÃO) EM ATIVIDADE INDIVIDUAL, COM UMA CRIANÇA DE CINCO ANOS, DIAGNOSTICADA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO SISTEMA PÚBLICO MUNICIPAL DE ENSINO. DE FORMA ESPECÍFICA, O ESTUDO AVALIOU OS EFEITOS DE QUATRO ESTRATÉGIAS, APOIADAS NO TEACCH, NO DESEMPENHO ACADÊMICO E FUNCIONAL DE UM MENINO COM TEA, NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. OS RESULTADOS SUGEREM QUE A UTILIZAÇÃO DESSAS PRÁTICAS FAVORECEU O TEMPO DE PERMANÊNCIA DA CRIANÇA NA ATIVIDADE, ASSIM COMO A SUA PERFORMANCE. CONSIDERAMOS QUE, NA PRÁTICA DIÁRIA DA SALA DE AULA, A UTILIZAÇÃO DE PBE, A EXEMPLO DO MODELO TEACCH, ESTIMULA O PROFESSOR A ATUAR DE FORMA ALINHADA AOS RESULTADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E AGREGA VALORES AO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM TEA PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS HABILIDADES ACADÊMICAS E FUNCIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), MÉTODO TEACCH, PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS (PBE)." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID3818_14082019221705.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAISE DO NASCIMENTO SOUZA" "autor_nome_curto" => "JAISE NASCIMENTO" "autor_email" => "jaise2010@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }