O presente trabalho analisou a importÂncia do Livro DidÁtico Projeto Mosaico – Geografia 7º Ano do Ensino Fundamental dos Anos Finais do Guia do Plano Nacional do Livro DidÁtico (PNLD, 2017), como instrumento de apoio aos professores de Geografia do Ensino Fundamental II, fomentado na elaboraÇÃo, preparaÇÃo, elaboraÇÃo do currÍculo, cuja finalidade perpassa pela prÁtica pedagÓgica atrelada ao ensino na sala de aula. Todavia, um dos materiais didÁticos que estÁ intrinsecamente ligado ao desenvolvimento da Geografia na escola É o livro didÁtico, em muitos casos este recurso foi e É o norteador das aulas, restringindo o conhecimento a tal recurso. A problemÁtica pautou-se sobre a fundamentaÇÃo do uso do livro didÁtico do Ensino Fundamental e a contextualizaÇÃo na perspectiva do SemiÁrido Brasileiro, que busca estabelecer alguns objetivos que orientaram o presente estudo. O objetivo geral foi analisar o uso do livro didÁtico selecionado para as aulas de Geografia do 7° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais, intitulado de Projeto Mosaico, numa perspectiva de abordagem sobre o SemiÁrido marcada pelo fenÔmeno da seca, bem como, verificar a aplicaÇÃo desta temÁtica nas aulas de Geografia. Conclui-se que apesar da contextualizaÇÃo do SemiÁrido nÃo estar presente nas aulas de Geografia cotidianamente, o livro didÁtico trabalhado nas aulas de Geografia versa-se sobre o conteÚdo da RegiÃo Nordeste em projetos que vem sendo divulgado e disseminado como a construÇÃo de cisternas de placas nesta regiÃo assolada pelos fenÔmenos naturais como as secas e estiagens.