O USO DO MÉTODO DE CASO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A ANÁLISE DA ATIVIDADE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61785 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 10446 "titulo" => "O USO DO MÉTODO DE CASO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A ANÁLISE DA ATIVIDADE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO VISA TECER REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES QUE O MÉTODO DE CASO – USADO ENQUANTO INSTRUMENTO METODOLÓGICO –, OFERECE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE AS SITUAÇÕES E CONHECIMENTOS RELATIVOS À ATIVIDADE PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO CLÍNICO EM PSICOLOGIA. ESTA DISCUSSÃO SERÁ BASEADA NUM RECORTE DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TRABALHO, QUE ADAPTOU O MÉTODO DE CASO PARA A INVESTIGAÇÃO DAS SITUAÇÕES RELATIVAS À PRÁTICA DE SUPERVISÃO, E OS CONHECIMENTOS ATRELADOS A ESTA ATIVIDADE; SENDO DENOMINADO, PORTANTO, DE RELATO DE EXPERIÊNCIA BASEADO NO MODELO DO MÉTODO DE CASO. NESSE SENTIDO, FOI POSSÍVEL RECONHECER COM ESTE INSTRUMENTO, TRÊS SITUAÇÕES REFERENTES A PRÁTICA DOS CINCO SUPERVISORES QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO DA PRIMEIRA AUTORA, QUAIS SEJAM: (1) A DIFICULDADE DE UM ESTAGIÁRIO EM MANEJAR UMA SITUAÇÃO CLÍNICA EXPERIENCIADA NO ESTÁGIO; (2) CONFLITOS ENTRE OS ESTAGIÁRIOS QUE EMERGEM NO ESPAÇO DA SUPERVISÃO E (3) DIFICULDADE DE UM ESTAGIÁRIO EM SE ADAPTAR AO RITMO DO GRUPO DE SUPERVISÃO. ENTRE OS CONHECIMENTOS PRESENTES NESTAS SITUAÇÕES, FOI OBSERVADO QUE A HABILIDADE METACOGNITIVA É FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DA PRIMEIRA SITUAÇÃO DESCRITA, AO PASSO QUE A COMPETÊNCIA DE GERENCIAR GRUPOS E SEUS CONFLITOS É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE SURGEM NA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES 2 E 3. CONCLUI-SE QUE O MÉTODO DE CASO ADAPTADO PARA O ESTUDO DA ATIVIDADE DE SUPERVISÃO MOSTROU-SE EFICAZ NA INVESTIGAÇÃO DE SITUAÇÕES E CONHECIMENTOS RELATIVOS A PRÁTICA PROFISSIONAL, PODENDO SER UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA O ESTUDO DE OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO DIDÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "MÉTODO DE CASO, INSTRUMENTO METODOLÓGICO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SUPERVISÃO DE ESTÁGIO, SUPERVISÃO DE ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID10446_21082019143959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÁDIA OLIVEIRA" "autor_email" => "nadiaoliveira.s92@gmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61785 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2516 "inscrito_id" => 10446 "titulo" => "O USO DO MÉTODO DE CASO COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO PARA A ANÁLISE DA ATIVIDADE DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO EM PSICOLOGIA CLÍNICA" "resumo" => "ESTE ARTIGO VISA TECER REFLEXÕES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES QUE O MÉTODO DE CASO – USADO ENQUANTO INSTRUMENTO METODOLÓGICO –, OFERECE PARA UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE AS SITUAÇÕES E CONHECIMENTOS RELATIVOS À ATIVIDADE PROFISSIONAL DO SUPERVISOR DE ESTÁGIO CLÍNICO EM PSICOLOGIA. ESTA DISCUSSÃO SERÁ BASEADA NUM RECORTE DOS RESULTADOS E DISCUSSÕES OBTIDOS NA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DA PRIMEIRA AUTORA DESTE TRABALHO, QUE ADAPTOU O MÉTODO DE CASO PARA A INVESTIGAÇÃO DAS SITUAÇÕES RELATIVAS À PRÁTICA DE SUPERVISÃO, E OS CONHECIMENTOS ATRELADOS A ESTA ATIVIDADE; SENDO DENOMINADO, PORTANTO, DE RELATO DE EXPERIÊNCIA BASEADO NO MODELO DO MÉTODO DE CASO. NESSE SENTIDO, FOI POSSÍVEL RECONHECER COM ESTE INSTRUMENTO, TRÊS SITUAÇÕES REFERENTES A PRÁTICA DOS CINCO SUPERVISORES QUE PARTICIPARAM DO ESTUDO DA PRIMEIRA AUTORA, QUAIS SEJAM: (1) A DIFICULDADE DE UM ESTAGIÁRIO EM MANEJAR UMA SITUAÇÃO CLÍNICA EXPERIENCIADA NO ESTÁGIO; (2) CONFLITOS ENTRE OS ESTAGIÁRIOS QUE EMERGEM NO ESPAÇO DA SUPERVISÃO E (3) DIFICULDADE DE UM ESTAGIÁRIO EM SE ADAPTAR AO RITMO DO GRUPO DE SUPERVISÃO. ENTRE OS CONHECIMENTOS PRESENTES NESTAS SITUAÇÕES, FOI OBSERVADO QUE A HABILIDADE METACOGNITIVA É FUNDAMENTAL PARA A RESOLUÇÃO DA PRIMEIRA SITUAÇÃO DESCRITA, AO PASSO QUE A COMPETÊNCIA DE GERENCIAR GRUPOS E SEUS CONFLITOS É UM DOS PRINCIPAIS FATORES QUE SURGEM NA ANÁLISE DAS SITUAÇÕES 2 E 3. CONCLUI-SE QUE O MÉTODO DE CASO ADAPTADO PARA O ESTUDO DA ATIVIDADE DE SUPERVISÃO MOSTROU-SE EFICAZ NA INVESTIGAÇÃO DE SITUAÇÕES E CONHECIMENTOS RELATIVOS A PRÁTICA PROFISSIONAL, PODENDO SER UM INSTRUMENTO UTILIZADO PARA O ESTUDO DE OUTRAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS E FORMAÇÃO DIDÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "MÉTODO DE CASO, INSTRUMENTO METODOLÓGICO, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, SUPERVISÃO DE ESTÁGIO, SUPERVISÃO DE ESTÁGIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID10446_21082019143959.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁDIA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "NÁDIA OLIVEIRA" "autor_email" => "nadiaoliveira.s92@gmail.c" "autor_ies" => "UFPE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }