ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE
CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA
MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60230 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5893 "inscrito_id" => 3190 "titulo" => """ ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA\r\n MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO\r\n PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL\r\n LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL”. FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) O PROJETO DESENVOLVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PONTOS-CHAVES, TEORIZÁ-LOS, PROPOR SOLUÇÕES E, POR FIM, RETORNAR À REALIDADE ESTUDADA APRESENTANDO PROPOSTAS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ESTUDANTES, DOCENTES E FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO TENTUGAL OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNIDADE QUE PUDESSEM SER ABORDADOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS LEVANTADOS FORAM SUBMETIDOS A UM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR ESSES SEGMENTOS COMO FORMA DE DEFINIR OS TEMAS GERADORES A SEREM PRIORIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SUBSIDIANDO A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO FORMATO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAVAM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. COM O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES PRETENDEU-SE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS, DESENVOLVENDO, NOS ESTUDANTES, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL,\r\n PESSOAL E COLETIVA, CULTURAL E AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CTS, PESQUISA, EXTENSÃO, SOCIEDADE, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3190_03102019230802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA HAYANNYELLY COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BATISTA" "autor_email" => "larissa-h.2@outlook.com" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS BARREIROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60230 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5893 "inscrito_id" => 3190 "titulo" => """ ENSINANDO PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE\r\n CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA\r\n MUNICIPAL LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO DE EXTENSÃO “ENSINANDO\r\n PARA A VIDA: ENFOQUE CTS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL\r\n LÍVIO TENÓRIO NO ASSENTAMENTO TENTUGAL”. FUNDAMENTADO TEORICAMENTE NA ABORDAGEM CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) O PROJETO DESENVOLVEU INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS OBSERVANDO OS PRINCÍPIOS DA CONTEXTUALIZAÇÃO, DA INTERDISCIPLINARIDADE E DA ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA. PARA TANTO, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COM O ARCO DE MAGUEREZ SEGUNDO A QUAL, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO DA REALIDADE, É POSSÍVEL IDENTIFICAR PONTOS-CHAVES, TEORIZÁ-LOS, PROPOR SOLUÇÕES E, POR FIM, RETORNAR À REALIDADE ESTUDADA APRESENTANDO PROPOSTAS PARA A SUA TRANSFORMAÇÃO. NESSE SENTIDO, FOI REALIZADA UMA PESQUISA COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS A ESTUDANTES, DOCENTES E FAMÍLIAS DO ASSENTAMENTO TENTUGAL OBJETIVANDO IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS PROBLEMAS DA COMUNIDADE QUE PUDESSEM SER ABORDADOS NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. OS DADOS LEVANTADOS FORAM SUBMETIDOS A UM GRUPO FOCAL COMPOSTO POR ESSES SEGMENTOS COMO FORMA DE DEFINIR OS TEMAS GERADORES A SEREM PRIORIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO, SUBSIDIANDO A REALIZAÇÃO DE INTERVENÇÕES NO FORMATO DE OFICINAS PEDAGÓGICAS QUE CONTEMPLAVAM ATIVIDADES TEÓRICAS E PRÁTICAS, NUMA ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA E INTERDISCIPLINAR. COM O DESENVOLVIMENTO DESSAS AÇÕES PRETENDEU-SE CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTS, DESENVOLVENDO, NOS ESTUDANTES, A CONSCIÊNCIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL,\r\n PESSOAL E COLETIVA, CULTURAL E AMBIENTAL NO ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS DA COMUNIDADE. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "CTS, PESQUISA, EXTENSÃO, SOCIEDADE, SOCIEDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3190_03102019230802.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA HAYANNYELLY COSTA BATISTA" "autor_nome_curto" => "LARISSA BATISTA" "autor_email" => "larissa-h.2@outlook.com" "autor_ies" => "IFPE CAMPUS BARREIROS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }