O ‘PORTFOLIO’ COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE
ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO
SUPERIOR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61801 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2551 "inscrito_id" => 8372 "titulo" => """ O ‘PORTFOLIO’ COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO\r\n SUPERIOR """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO E SEU USO NO ÂMBITO EDUCACIONAL; BREVE\r\n ANÁLISE E DISCUSSÃO A RESPEITO DO SISTEMA DE CICLOS, BASEADO NUMA PESQUISA JÁ REALIZADA, E COMO O\r\n PORTFÓLIO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR. CONSISTE EM UM ESTUDO\r\n BIBLIOGRÁFICO E OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA, QUE FOI REALIZADO DURANTE O PERÍODO DE FEVEREIRO A JUNHO DO\r\n ANO DE 2017, NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL I, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE\r\n ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. TOMANDO POR BASE\r\n REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICA, OS AUTORES HOFFMANN (2014), QUE INDUZ A UMA REFLEXÃO QUANTO AO ATO DE\r\n AVALIAR, CONSIDERANDO O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE ENSINO; SACRISTIÁN (2001), QUE FAZ MENÇÃO AO\r\n SISTEMA EDUCACIONAL DE CICLOS; E SOBRAL E SALVINO (2015), QUE REALIZAM UMA ANÁLISE EMPÍRICA A RESPEITO\r\n DA AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE/PB. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, AVALIAR, PROCESSO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8372_22082019201707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMÍDIO FERREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "EMÍDIO FERREIRA" "autor_email" => "ferreiranetoemidio@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61801 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2551 "inscrito_id" => 8372 "titulo" => """ O ‘PORTFOLIO’ COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE\r\n ENSINO-APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO\r\n SUPERIOR """ "resumo" => """ ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO E SEU USO NO ÂMBITO EDUCACIONAL; BREVE\r\n ANÁLISE E DISCUSSÃO A RESPEITO DO SISTEMA DE CICLOS, BASEADO NUMA PESQUISA JÁ REALIZADA, E COMO O\r\n PORTFÓLIO FOI UTILIZADO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO SUPERIOR. CONSISTE EM UM ESTUDO\r\n BIBLIOGRÁFICO E OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA, QUE FOI REALIZADO DURANTE O PERÍODO DE FEVEREIRO A JUNHO DO\r\n ANO DE 2017, NA DISCIPLINA DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO EDUCACIONAL I, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE\r\n ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, NO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA. TOMANDO POR BASE\r\n REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICA, OS AUTORES HOFFMANN (2014), QUE INDUZ A UMA REFLEXÃO QUANTO AO ATO DE\r\n AVALIAR, CONSIDERANDO O PROFESSOR COMO MEDIADOR DE ENSINO; SACRISTIÁN (2001), QUE FAZ MENÇÃO AO\r\n SISTEMA EDUCACIONAL DE CICLOS; E SOBRAL E SALVINO (2015), QUE REALIZAM UMA ANÁLISE EMPÍRICA A RESPEITO\r\n DA AVALIAÇÃO E PROGRESSÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE CAMPINA GRANDE/PB. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, AVALIAR, PROCESSO, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID8372_22082019201707.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMÍDIO FERREIRA NETO" "autor_nome_curto" => "EMÍDIO FERREIRA" "autor_email" => "ferreiranetoemidio@gmail." "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }