ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS: O SILENCIAMENTO COMO FORMA DE EXCLUSÃO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61839 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1891 "inscrito_id" => 10511 "titulo" => "ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS: O SILENCIAMENTO COMO FORMA DE EXCLUSÃO" "resumo" => "O PRESENTE TEXTO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, ATRAVÉS DA QUAL NOS PROPOMOS A INVESTIGAR OS PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZOU-SE UM ESTUDO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO QUAL CONSTATOU-SE QUE O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL JÁ HÁ MUITO FIGURA NAS DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS CURRICULARES, SEM, NO ENTANTO, CONSIDERAR AS VÁRIAS FORMAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO. EVIDENCIOU-SE, TAMBÉM, QUE, PARA ALÉM DOS ESFORÇOS IMPETRADOS TANTO PELO GOVERNO FEDERAL QUANTO PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS LGBT, A CRESCENTE FALTA DE DISPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA ABORDAR O TEMA TERMINA POR CONTRIBUIR PARA A NATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO E DIVERSAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO TANTO NA SALA DE AULA QUANTO NOS DEMAIS ESPAÇOS ESCOLARES, ACARRETANDO, COMO UMA DAS CONSEQUÊNCIAS, A EXCLUSÃO DE ALUNOS GAYS E ALUNAS LÉSBICAS DA ESCOLA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE DE GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA7_ID10511_15082019093403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANE DOS PASSOS BARBOSA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SILVANE ARAÚJO" "autor_email" => "passossilvane@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61839 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1891 "inscrito_id" => 10511 "titulo" => "ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO NAS ESCOLAS: O SILENCIAMENTO COMO FORMA DE EXCLUSÃO" "resumo" => "O PRESENTE TEXTO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA, EM ANDAMENTO, ATRAVÉS DA QUAL NOS PROPOMOS A INVESTIGAR OS PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO SEXUAL NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZOU-SE UM ESTUDO DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DO QUAL CONSTATOU-SE QUE O TEMA EDUCAÇÃO SEXUAL JÁ HÁ MUITO FIGURA NAS DISCUSSÕES ACERCA DAS POLÍTICAS CURRICULARES, SEM, NO ENTANTO, CONSIDERAR AS VÁRIAS FORMAS DE ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO. EVIDENCIOU-SE, TAMBÉM, QUE, PARA ALÉM DOS ESFORÇOS IMPETRADOS TANTO PELO GOVERNO FEDERAL QUANTO PELOS MOVIMENTOS SOCIAIS LGBT, A CRESCENTE FALTA DE DISPOSIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PARA ABORDAR O TEMA TERMINA POR CONTRIBUIR PARA A NATURALIZAÇÃO DO PRECONCEITO E DIVERSAS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO TANTO NA SALA DE AULA QUANTO NOS DEMAIS ESPAÇOS ESCOLARES, ACARRETANDO, COMO UMA DAS CONSEQUÊNCIAS, A EXCLUSÃO DE ALUNOS GAYS E ALUNAS LÉSBICAS DA ESCOLA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, SEXUALIDADE, EDUCAÇÃO, IDENTIDADE DE GÊNERO, IDENTIDADE DE GÊNERO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA7_ID10511_15082019093403.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SILVANE DOS PASSOS BARBOSA DOS SANTOS ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "SILVANE ARAÚJO" "autor_email" => "passossilvane@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }