OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 SOB A ÓTICA DA EQUIPE GESTORA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61855 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 618 "inscrito_id" => 2123 "titulo" => "OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 SOB A ÓTICA DA EQUIPE GESTORA" "resumo" => "O ARTIGO EM TELA OBJETIVA PROPOR REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DA LEI 10.639/03 QUE TORNOU OBRIGATÓRIO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO DE UMA ESCOLA NO SUDOESTE DA BAHIA EM RELAÇÃO À SUA EFETIVAÇÃO. EM 2019 A REFERIDA LEI COMPLETA 16 ANOS DE PROMULGADA E AINDA SE CONSTATA A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR SEUS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. SABE-SE QUE A LEI NÃO SE CONSTITUI EM SOLUÇÃO MÁGICA NO COMBATE AO RACISMO E AS DISCRIMINAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. É UMA AÇÃO AFIRMATIVA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE GARANTE O CONHECIMENTO DA HERANÇA AFRICANA, DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS E DA HISTÓRIA DO NEGRO NA FORMAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO PAUTOU-SE EM AUTORES PESQUISADORES DAS RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO, TAIS COMO: GOMES (2006, 2008), CAVALLEIRO (2005, 2011) E MÜLLER (2006, 2009) ENTRE OUTROS. O ITINERÁRIO METODOLÓGICO APOIOU-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES A ENTREVISTA COM TRÊS PARTICIPANTES DO ESTUDO. AS PROVOCAÇÕES TEÓRICAS EXPOSTAS NESTE TRABALHO PRETENDERAM REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO EM RELAÇÃO À LEI 10.639/03, OPORTUNIZANDO UMA DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. O DEBATE ACERCA DO PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA APLICABILIDADE DA LEI NA ESCOLA TORNA-SE PERTINENTE, POIS OS GESTORES SÃO ATORES NO PROCESSO EDUCATIVO E DESEMPENHAM RELEVANTE POSIÇÃO NA CONDUÇÃO DAS QUESTÕES RELACIONADAS À LEI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GESTÃO ESCOLAR, LEI 10.639/03." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID2123_22072019203932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELSON ALVES ONOFRE" "autor_nome_curto" => "JOELSON ONOFRE" "autor_email" => "jaonofrecp@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61855 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 618 "inscrito_id" => 2123 "titulo" => "OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 SOB A ÓTICA DA EQUIPE GESTORA" "resumo" => "O ARTIGO EM TELA OBJETIVA PROPOR REFLEXÕES TEÓRICAS ACERCA DA LEI 10.639/03 QUE TORNOU OBRIGATÓRIO NOS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA E DOS DESAFIOS ENFRENTADOS PELA GESTÃO DE UMA ESCOLA NO SUDOESTE DA BAHIA EM RELAÇÃO À SUA EFETIVAÇÃO. EM 2019 A REFERIDA LEI COMPLETA 16 ANOS DE PROMULGADA E AINDA SE CONSTATA A NECESSIDADE DE SE DISCUTIR SEUS DESDOBRAMENTOS NO ÂMBITO EDUCACIONAL. SABE-SE QUE A LEI NÃO SE CONSTITUI EM SOLUÇÃO MÁGICA NO COMBATE AO RACISMO E AS DISCRIMINAÇÕES NO AMBIENTE ESCOLAR. É UMA AÇÃO AFIRMATIVA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA QUE GARANTE O CONHECIMENTO DA HERANÇA AFRICANA, DOS VALORES CIVILIZATÓRIOS E DA HISTÓRIA DO NEGRO NA FORMAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO PAUTOU-SE EM AUTORES PESQUISADORES DAS RELAÇÕES RACIAIS E EDUCAÇÃO, TAIS COMO: GOMES (2006, 2008), CAVALLEIRO (2005, 2011) E MÜLLER (2006, 2009) ENTRE OUTROS. O ITINERÁRIO METODOLÓGICO APOIOU-SE NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE INFORMAÇÕES A ENTREVISTA COM TRÊS PARTICIPANTES DO ESTUDO. AS PROVOCAÇÕES TEÓRICAS EXPOSTAS NESTE TRABALHO PRETENDERAM REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DA GESTÃO EM RELAÇÃO À LEI 10.639/03, OPORTUNIZANDO UMA DISCUSSÃO SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS NO ESPAÇO ESCOLAR. O DEBATE ACERCA DO PAPEL DA EQUIPE GESTORA NA APLICABILIDADE DA LEI NA ESCOLA TORNA-SE PERTINENTE, POIS OS GESTORES SÃO ATORES NO PROCESSO EDUCATIVO E DESEMPENHAM RELEVANTE POSIÇÃO NA CONDUÇÃO DAS QUESTÕES RELACIONADAS À LEI." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, GESTÃO ESCOLAR, LEI 10.639/03." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA6_ID2123_22072019203932.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOELSON ALVES ONOFRE" "autor_nome_curto" => "JOELSON ONOFRE" "autor_email" => "jaonofrecp@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ - UESC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }