NA EDUCAÇÃO INFANTIL ESTÃO CONTEMPLADAS AS CRIANÇAS DE 0 A 5 ANOS DE IDADE, É NESTA FASE QUE AS CRIANÇAS PRECISAM ESTAR INSERIDAS DENTRO DE UM CONTEXTO DE HARMONIA, PAZ, EQUILÍBRIO E RECREAÇÃO, PARA QUE ASSIM POSSAM SER DESENVOLVIDAS PARA AS OUTRAS FASES DA SUA VIDA. AS RELAÇÕES FAMILIARES TÊM SE TRANSFORMADO AO LONGO DO TEMPO, E FRENTE A ISSO TEM SE ESTABELECIDO NOVOS ARRANJOS FAMILIARES. NESTE CENÁRIO, DE ACORDO COM OS DADOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), O NÚMERO DE DIVÓRCIOS TEM CRESCIDO AO LONGO DOS ANOS. NESTES PROCESSOS DE DISSOLUÇÃO DA FAMÍLIA, POR VEZES OCORRE O PROCESSO DE ALIENAÇÃO PARENTAL, E ,COM ELE, A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DAS CRIANÇAS ENVOLVIDAS TENDE A SER PREJUDICADA. ESTA REVISÃO DA LITERATURA APRESENTA AS PRINCIPAIS PESQUISAS REFERENTE À TEMÁTICA DA ALIENAÇÃO PARENTAL E OS SEUS EFEITOS DIANTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. PARA SUBSIDIAR TEORICAMENTE A TEMÁTICA PROPOSTA FORAM
UTILIZADOS TRABALHOS COMO OS DE SOUZA, SILVA & CARVALHO, 2010; CARLI, BALSAN, 2015; D’AVILA-BACARJI, MARTURANO, ELIAS, 2005; TRIVELLATO-FERREIRA, MARTURANO, 2008; SABBAG, BOLSONI-SILVA, 2011). PARA A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA BUSCA EM BASES DE DADOS COMO: SCIELO, GOOGLE ACADÊMICO, ALÉM DE CONSULTAS À ESPECIALISTAS NAS ÁREAS
JURÍDICA, EDUCACIONAL, E DA PSICOLOGIA PARA QUE PUDESSE COMPREENDER OS ASPECTOS CONCEITUAIS DA ALIENAÇÃO PARENTAL E OS EFEITOS QUE ELA PODE CAUSAR NAS CRIANÇAS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS MOSTRAM QUE HÁ UM EFEITO NOCIVO NA APRENDIZAGEM, SOBRETUDO NAS CRIANÇAS INSERIDAS NO UNIVERSO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.