O ARTIGO TRAZ UM RECORTE DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INTITULADA "REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE DE UM PROFESSOR DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PESQUISA COLABORATIVA", QUE FOI DESENVOLVIDA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL (UFMS). ESTA PESQUISA FOI ATRELADA AO PROJETO EM REDE INTITULADO “TRABALHO COLABORATIVO COM PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DAS REGIÕES NORDESTE E CENTRO-OESTE”, NO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO - OBEDUC, FINANCIADO PELA CAPES. NESTE ARTIGO TEMOS COMO OBJETIVO APRESENTAR AS COMPREENSÕES DAS QUAIS, A PESQUISA COLABORATIVA POR MEIO DA ESPIRAL REFLEXIVA AMPLIADA, POSSIBILITOU AO GRUPO QUE DESENVOLVEU ESSA PESQUISA, NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. COMO REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO, UTILIZAMOS A PESQUISA COLABORATIVA. PUDEMOS CONCLUIR PELO PROCESSO DA PESQUISA COLABORATIVA POR MEIO DA ESPIRAL REFLEXIVA AMPLIADA, QUE ESTÁ PERMITIU DESENVOLVERMOS REFLEXÕES, SIGNIFICATIVAS E RESSIGNIFICAÇÕES REFERENTE A PRÁTICA DOCENTE DE PROFESSORES, POSSIBILITANDO UM MOVIMENTO DE APROFUNDAMENTO, CRESCIMENTO, AO GRUPO QUE DESENVOLVEU ESSA PESQUISA.