OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE CASO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61913 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1599 "inscrito_id" => 10710 "titulo" => "OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE CASO" "resumo" => ": ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA EFETIVAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES: FUNÇÃO REPARADORA, FUNÇÃO EQUALIZADORA E FUNÇÃO QUALIFICADORA PARA ATENDIMENTO DOS SEUS SUJEITOS QUE PASSAM POR UM PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO. NO ENTANTO SURGE UMA REFLEXÃO QUE BUSCA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERE AS FINALIDADES DA EJA, NA EFETIVAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES, PREPARANDO OS EDUCANDOS PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA E CRÍTICA DA REALIDADE EM QUE VIVEM. O QUE DE FATO EXIGE DOS EDUCADORES UMA NOVA FORMA DE PENSAR O CURRÍCULO E O ENSINO PARA ESSE PÚBLICO. NESSE CONTEXTO, ENCAMINHA UM DISCURSO SOBRE A REALIDADE OBSERVADA NO ACOMPANHAMENTO DE UMA ESTUDANTE NAS AULAS DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA), NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS – MT, ACRESCENTA-SE NESTE DISCURSO A ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE OS ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDOS DOS ESTUDANTES DESSA UNIDADE DE ENSINO. CONSIDERANDO TODA A DIVERSIDADE DO PÚBLICO DA EJA, REVELA-SE NESTA PESQUISA QUE O PRINCIPAL MOTIVO DA NÃO CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS NÃO-EJA, É FALTA DE INTERESSE PELOS ESTUDOS APONTADAS POR ESSES ESTUDANTES. COMO REFLEXÃO PARA ESSE CONTEXTO OBSERVADO, SUGERE-SE QUE O EDUCADOR NA EJA DEVE REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO UM TODO, NA BUSCA POR PROPOSTA DE ENSINO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE CONTRIBUEM PARA A SUPERAÇÃO DE AULAS TRADICIONAIS. E AINDA TER UM OLHAR PARA O PÚBLICO, QUE ENTRE OUTROS ASPECTOS, NÃO SENTIU INTERESSE NOS ESTUDOS, PROPONDO AULAS MAIS DINÂMICAS, MENOS IMPOSITIVAS E MAIS ATRATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SOCIAL, JUVENILIZAÇAO NA EJA, FINALIDADE DA EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID10710_14082019173459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSVALDO NEVES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "OSVALDO JÚNIOR" "autor_email" => "profosvaldojr@hotmail.com" "autor_ies" => "IFG - JATAÍ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61913 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1599 "inscrito_id" => 10710 "titulo" => "OS SUJEITOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM RELATO DE CASO" "resumo" => ": ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR OS ASPECTOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NA EFETIVAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES: FUNÇÃO REPARADORA, FUNÇÃO EQUALIZADORA E FUNÇÃO QUALIFICADORA PARA ATENDIMENTO DOS SEUS SUJEITOS QUE PASSAM POR UM PROCESSO DE JUVENILIZAÇÃO. NO ENTANTO SURGE UMA REFLEXÃO QUE BUSCA COMPREENDER O DESENVOLVIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO QUE CONSIDERE AS FINALIDADES DA EJA, NA EFETIVAÇÃO DAS SUAS FUNÇÕES, PREPARANDO OS EDUCANDOS PARA PARTICIPAÇÃO ATIVA E CRÍTICA DA REALIDADE EM QUE VIVEM. O QUE DE FATO EXIGE DOS EDUCADORES UMA NOVA FORMA DE PENSAR O CURRÍCULO E O ENSINO PARA ESSE PÚBLICO. NESSE CONTEXTO, ENCAMINHA UM DISCURSO SOBRE A REALIDADE OBSERVADA NO ACOMPANHAMENTO DE UMA ESTUDANTE NAS AULAS DA DISCIPLINA DE FÍSICA NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA), NO MUNICÍPIO DE BARRA DO GARÇAS – MT, ACRESCENTA-SE NESTE DISCURSO A ANÁLISE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA QUANTITATIVA SOBRE OS ASPECTOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E PERSPECTIVAS DE ESTUDOS DOS ESTUDANTES DESSA UNIDADE DE ENSINO. CONSIDERANDO TODA A DIVERSIDADE DO PÚBLICO DA EJA, REVELA-SE NESTA PESQUISA QUE O PRINCIPAL MOTIVO DA NÃO CONCLUSÃO DO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS NÃO-EJA, É FALTA DE INTERESSE PELOS ESTUDOS APONTADAS POR ESSES ESTUDANTES. COMO REFLEXÃO PARA ESSE CONTEXTO OBSERVADO, SUGERE-SE QUE O EDUCADOR NA EJA DEVE REPENSAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO UM TODO, NA BUSCA POR PROPOSTA DE ENSINO COM UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS QUE CONTRIBUEM PARA A SUPERAÇÃO DE AULAS TRADICIONAIS. E AINDA TER UM OLHAR PARA O PÚBLICO, QUE ENTRE OUTROS ASPECTOS, NÃO SENTIU INTERESSE NOS ESTUDOS, PROPONDO AULAS MAIS DINÂMICAS, MENOS IMPOSITIVAS E MAIS ATRATIVAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO SOCIAL, JUVENILIZAÇAO NA EJA, FINALIDADE DA EJA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA12_ID10710_14082019173459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "OSVALDO NEVES JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "OSVALDO JÚNIOR" "autor_email" => "profosvaldojr@hotmail.com" "autor_ies" => "IFG - JATAÍ " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }