PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61966 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3620 "inscrito_id" => 13326 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PRECISA ESTAR CAPACITADO PARA ABORDAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES. GERALMENTE, NAS ESCOLAS A TEMÁTICA AMBIENTAL FICA A CARGO DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS PERCEPÇÕES QUE OS FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA POSSUEM A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS ESTRATÉGIAS IDEALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SÓLIDO NO PROCESSO FORMATIVO DO EDUCANDO. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS DISCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA EM SOBRAL-CEARÁ, PÚBLICO ESCOLHIDO POR SEREM ACADÊMICOS E ESTAREM INSERIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL, O QUAL FOI ENVIADO O LINK PARA O E-MAIL DE CADA PARTICIPANTE. PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS FEZ O USO DO SOFTWARE MICROSOFT EXCEL, ONDE FOI REALIZADA A TABULAÇÃO DOS DADOS E ELABORADOS GRÁFICOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS PERCEPÇÕES QUE OS FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA POSSUEM A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO POSITIVAS, POIS CONSIDERAM QUE DEVE SER UMA TEMÁTICA ABORDADA NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE NO VIÉS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUE AS ESTRATÉGIAS IDEALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SÓLIDO ESTÃO RELACIONADAS ÀS AULAS DE CAMPO, QUE POSSIBILITAM UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. O ESTUDO CONCLUI QUE É NECESSÁRIO QUE HAJA CONSTANTEMENTE UMA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS SISTEMAS DE ENSINO SOBRE A FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS FUTUROS EDUCADORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR., FORMAÇÃO DE PROFESSORES., RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13326_23092019211655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLIANE GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DOUGLIANE GOMES" "autor_email" => "dougliane_ips@hotmail.com" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61966 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3620 "inscrito_id" => 13326 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE O ENSINO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO PRECISA ESTAR CAPACITADO PARA ABORDAR AS QUESTÕES AMBIENTAIS NOS ESPAÇOS ESCOLARES. GERALMENTE, NAS ESCOLAS A TEMÁTICA AMBIENTAL FICA A CARGO DOS LICENCIADOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR AS PERCEPÇÕES QUE OS FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA POSSUEM A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AS ESTRATÉGIAS IDEALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SÓLIDO NO PROCESSO FORMATIVO DO EDUCANDO. TRATOU-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO VIRTUAL, DE CARÁTER DESCRITIVO, COM UMA ABORDAGEM QUANTITATIVA. A PESQUISA FOI REALIZADA COM OS DISCENTES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE UMA UNIVERSIDADE LOCALIZADA EM SOBRAL-CEARÁ, PÚBLICO ESCOLHIDO POR SEREM ACADÊMICOS E ESTAREM INSERIDOS NO ESPAÇO ESCOLAR. O INSTRUMENTO UTILIZADO PARA A COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO VIRTUAL, O QUAL FOI ENVIADO O LINK PARA O E-MAIL DE CADA PARTICIPANTE. PARA ANÁLISE DOS RESULTADOS FEZ O USO DO SOFTWARE MICROSOFT EXCEL, ONDE FOI REALIZADA A TABULAÇÃO DOS DADOS E ELABORADOS GRÁFICOS. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS PERCEPÇÕES QUE OS FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA POSSUEM A RESPEITO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SÃO POSITIVAS, POIS CONSIDERAM QUE DEVE SER UMA TEMÁTICA ABORDADA NA ESCOLA, PRINCIPALMENTE NO VIÉS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E QUE AS ESTRATÉGIAS IDEALIZADAS PARA A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO SÓLIDO ESTÃO RELACIONADAS ÀS AULAS DE CAMPO, QUE POSSIBILITAM UMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA. O ESTUDO CONCLUI QUE É NECESSÁRIO QUE HAJA CONSTANTEMENTE UMA PREOCUPAÇÃO POR PARTE DOS SISTEMAS DE ENSINO SOBRE A FORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL DOS FUTUROS EDUCADORES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR., FORMAÇÃO DE PROFESSORES., RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA14_ID13326_23092019211655.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLIANE GOMES DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "DOUGLIANE GOMES" "autor_email" => "dougliane_ips@hotmail.com" "autor_ies" => "IFCE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }