OS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ENFATIZAM A RESPONSABILIDADE COM AS DISCUSSÕES SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NUMA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE, PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS QUE FACILITAM A LEITURA DO MUNDO, ISTO É, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE TRABALHO ANALISA O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) E AS FONTES QUE ESTES ALUNOS UTILIZAM PARA TER ACESSO A INFORMAÇÕES DE C&T. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR UMA QUESTÃO FECHADA DE MÚLTIPLA ESCOLHA, ENVOLVENDO DIVERSOS MEIOS DE ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE C&T E DUAS QUESTÕES ABERTAS SOBRE O ENTENDIMENTO SOBRE C&T. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS FORAM ANALISADAS MEDIANTE CATEGORIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (2011), PARA AS QUESTÕES ABERTAS E ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA A QUESTÃO FECHADA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APROXIMADAMENTE, 30% DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS ASSOCIAM AO PROFESSOR COMO SUA FONTE PRINCIPAL PARA ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE C&T. QUANTO AO ENTENDIMENTO SOBRE CIÊNCIA, CERCA DE 44% DOS ALUNOS ENTENDEM A CIÊNCIA COMO UM ESTUDO DE ALGO OU RELACIONADO A ALGO, ESSE MESMO PERCENTUAL TAMBÉM É ATRIBUÍDO AO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE TECNOLOGIA, ASSOCIADA A AVANÇO, EVOLUÇÃO, MODERNIDADE, INVENÇÃO QUE FACILITA A VIDA DO HOMEM, ATRIBUINDO ASSIM, UMA DIMENSÃO DE PROGRESSO. ESSES DADOS REFLETEM O ENTENDIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TRADICIONAL, ONDE O PROFESSOR É FONTE E TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES, CORROBORANDO COM O ENTENDIMENTO SOBRE C&T PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES.