PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T): INVESTIGANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ETAPA FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61974 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5397 "inscrito_id" => 13187 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T): INVESTIGANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ETAPA FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "OS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ENFATIZAM A RESPONSABILIDADE COM AS DISCUSSÕES SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NUMA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE, PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS QUE FACILITAM A LEITURA DO MUNDO, ISTO É, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE TRABALHO ANALISA O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) E AS FONTES QUE ESTES ALUNOS UTILIZAM PARA TER ACESSO A INFORMAÇÕES DE C&T. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR UMA QUESTÃO FECHADA DE MÚLTIPLA ESCOLHA, ENVOLVENDO DIVERSOS MEIOS DE ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE C&T E DUAS QUESTÕES ABERTAS SOBRE O ENTENDIMENTO SOBRE C&T. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS FORAM ANALISADAS MEDIANTE CATEGORIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (2011), PARA AS QUESTÕES ABERTAS E ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA A QUESTÃO FECHADA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APROXIMADAMENTE, 30% DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS ASSOCIAM AO PROFESSOR COMO SUA FONTE PRINCIPAL PARA ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE C&T. QUANTO AO ENTENDIMENTO SOBRE CIÊNCIA, CERCA DE 44% DOS ALUNOS ENTENDEM A CIÊNCIA COMO UM ESTUDO DE ALGO OU RELACIONADO A ALGO, ESSE MESMO PERCENTUAL TAMBÉM É ATRIBUÍDO AO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE TECNOLOGIA, ASSOCIADA A AVANÇO, EVOLUÇÃO, MODERNIDADE, INVENÇÃO QUE FACILITA A VIDA DO HOMEM, ATRIBUINDO ASSIM, UMA DIMENSÃO DE PROGRESSO. ESSES DADOS REFLETEM O ENTENDIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TRADICIONAL, ONDE O PROFESSOR É FONTE E TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES, CORROBORANDO COM O ENTENDIMENTO SOBRE C&T PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13187_03102019104930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA ARAÚJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DIANA ARAÚJO DE SOUSA" "autor_email" => "araujodiana060@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO/CAMPUS-CODÓ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61974 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5397 "inscrito_id" => 13187 "titulo" => "PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T): INVESTIGANDO A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA ETAPA FINAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "OS DOCUMENTOS OFICIAIS ORIENTADORES DA EDUCAÇÃO NO BRASIL ENFATIZAM A RESPONSABILIDADE COM AS DISCUSSÕES SOBRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO NUMA RELAÇÃO ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE, PARA AMPLIAR OS CONHECIMENTOS QUE FACILITAM A LEITURA DO MUNDO, ISTO É, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE TRABALHO ANALISA O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SOBRE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (C&T) E AS FONTES QUE ESTES ALUNOS UTILIZAM PARA TER ACESSO A INFORMAÇÕES DE C&T. PARA TANTO, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO POR UMA QUESTÃO FECHADA DE MÚLTIPLA ESCOLHA, ENVOLVENDO DIVERSOS MEIOS DE ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE C&T E DUAS QUESTÕES ABERTAS SOBRE O ENTENDIMENTO SOBRE C&T. AS RESPOSTAS DOS ALUNOS FORAM ANALISADAS MEDIANTE CATEGORIZAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN (2011), PARA AS QUESTÕES ABERTAS E ANÁLISE ESTATÍSTICA PARA A QUESTÃO FECHADA. OS RESULTADOS APONTAM QUE, APROXIMADAMENTE, 30% DAS RESPOSTAS DOS ALUNOS ASSOCIAM AO PROFESSOR COMO SUA FONTE PRINCIPAL PARA ACESSO A INFORMAÇÕES SOBRE C&T. QUANTO AO ENTENDIMENTO SOBRE CIÊNCIA, CERCA DE 44% DOS ALUNOS ENTENDEM A CIÊNCIA COMO UM ESTUDO DE ALGO OU RELACIONADO A ALGO, ESSE MESMO PERCENTUAL TAMBÉM É ATRIBUÍDO AO ENTENDIMENTO DOS ESTUDANTES SOBRE TECNOLOGIA, ASSOCIADA A AVANÇO, EVOLUÇÃO, MODERNIDADE, INVENÇÃO QUE FACILITA A VIDA DO HOMEM, ATRIBUINDO ASSIM, UMA DIMENSÃO DE PROGRESSO. ESSES DADOS REFLETEM O ENTENDIMENTO DE UM PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM TRADICIONAL, ONDE O PROFESSOR É FONTE E TRANSMISSOR DE INFORMAÇÕES, CORROBORANDO COM O ENTENDIMENTO SOBRE C&T PELA MAIORIA DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13187_03102019104930.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DIANA ARAÚJO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "DIANA ARAÚJO DE SOUSA" "autor_email" => "araujodiana060@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO/CAMPUS-CODÓ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }