PERMANÊNCIA DOS ESTUDANES NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIALDA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I (2014-2018)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62002 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4175 "inscrito_id" => 8966 "titulo" => "PERMANÊNCIA DOS ESTUDANES NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIALDA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I (2014-2018)" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS FATORES QUE TÊM INCIDIDO NA EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, MODALIDADE PRESENCIAL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, NO PERÍODO DE 2014-2018, CONSIDERANDO O PERFIL E TRAJETÓRIAS SÓCIO EDUCATIVAS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RECORREU-SE AOS ESTUDOS DE TINTO (1975; 1997), KIRA (2002) RELATIVO À EVASÃO E COM RELAÇÃO À PERMANÊNCIA UTILIZOU-SE DOS TRABALHOS NUNES E VELOSO (2015), ZAGO (2006), BAGGI E LOPES (2011). TAMBÉM IREMOS RECORRER AOS ESTUDOS SOBRE BIOGRAFICIDADE E CAPITAL CULTURAL A PARTIR DE PETER ALHEIT (2012) E BOURDIEU (1979), RESPECTIVAMENTE. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NO SENTIDO DE COMPREENDER DE FORMA SISTEMATIZADA E ANALÍTICA SOBRE QUAIS FATORES QUE INCIDEM ACERCA DO FENÔMENO EM QUESTÃO, DE FORMA A CONTRIBUIR PARA ALIMENTAR REFLEXÕES AVALIATIVAS NA INSTITUIÇÃO E NO CURSO POSSIBILITANDO O PENSAR EM ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS PARA ASSEGURAR A PERMANÊNCIA, POR CONSEGUINTE A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO DE ALUNOS. DESSA FORMA, APRESENTAMOS RESULTADOS PARCIAIS DESTA PESQUISA RELATIVOS AO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO, CONDIÇÕES PRÉVIAS E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EVASÃO., PERMANÊNCIA., ENSINO SUPERIOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8966_26092019104636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCAS" "autor_email" => "joselucasbatistadosantos@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62002 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4175 "inscrito_id" => 8966 "titulo" => "PERMANÊNCIA DOS ESTUDANES NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIALDA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I (2014-2018)" "resumo" => "ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO ANALISAR OS FATORES QUE TÊM INCIDIDO NA EVASÃO E PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA, MODALIDADE PRESENCIAL, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, NO PERÍODO DE 2014-2018, CONSIDERANDO O PERFIL E TRAJETÓRIAS SÓCIO EDUCATIVAS. PARA A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA RECORREU-SE AOS ESTUDOS DE TINTO (1975; 1997), KIRA (2002) RELATIVO À EVASÃO E COM RELAÇÃO À PERMANÊNCIA UTILIZOU-SE DOS TRABALHOS NUNES E VELOSO (2015), ZAGO (2006), BAGGI E LOPES (2011). TAMBÉM IREMOS RECORRER AOS ESTUDOS SOBRE BIOGRAFICIDADE E CAPITAL CULTURAL A PARTIR DE PETER ALHEIT (2012) E BOURDIEU (1979), RESPECTIVAMENTE. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS SEMIABERTOS. A RELEVÂNCIA DESTA PESQUISA ESTÁ NO SENTIDO DE COMPREENDER DE FORMA SISTEMATIZADA E ANALÍTICA SOBRE QUAIS FATORES QUE INCIDEM ACERCA DO FENÔMENO EM QUESTÃO, DE FORMA A CONTRIBUIR PARA ALIMENTAR REFLEXÕES AVALIATIVAS NA INSTITUIÇÃO E NO CURSO POSSIBILITANDO O PENSAR EM ESTRATÉGIAS INTERVENTIVAS PARA ASSEGURAR A PERMANÊNCIA, POR CONSEGUINTE A DIMINUIÇÃO DA EVASÃO DE ALUNOS. DESSA FORMA, APRESENTAMOS RESULTADOS PARCIAIS DESTA PESQUISA RELATIVOS AO PERFIL SÓCIO ECONÔMICO, CONDIÇÕES PRÉVIAS E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "EVASÃO., PERMANÊNCIA., ENSINO SUPERIOR." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID8966_26092019104636.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS BATISTA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JOSÉ LUCAS" "autor_email" => "joselucasbatistadosantos@" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }