A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E AVALIAR OS FATORES DETERMINANTES QUE POSSUEM RELAÇÃO SIGNIFICATIVA COM O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS DISCIPLINAS ON-LINE DE UMA FACULDADE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A PESQUISA EM RELAÇÃO AOS SEUS OBJETIVOS É CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA, TENDO COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO. NA COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM ANALISADOS NUMA PERSPECTIVA QUALI-QUANTITATIVA. O RECORTE TEMPORAL DA INVESTIGAÇÃO ABRANGEU O PERÍODO QUE COMPREENDEM OS MESES DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS DE MORAN (2000), KENSKI (2003) E SILVA E CAMPOS (2016). OS RESULTADOS CENTRAIS DA ANÁLISE APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DOS ALUNOS DOMINAREM O RECURSO TECNOLÓGICO. TAMBÉM FICOU EVIDENTE A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE O REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES E TUTORES RESPONSÁVEIS PELAS DISCIPLINAS ON-LINE, NO QUE CONCERNE À AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, FICOU COMPROVADO A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MEDIADORA, NECESSÁRIA PARA A REALIDADE DA SALA DE AULA ON-LINE PELA POSSIBILIDADE DE PROMOVER A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERATIVA E COLABORATIVA.