PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM BLACKBOARD VERSUS DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE NATAL/RN
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62054 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 5623 "titulo" => "PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM BLACKBOARD VERSUS DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE NATAL/RN" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E AVALIAR OS FATORES DETERMINANTES QUE POSSUEM RELAÇÃO SIGNIFICATIVA COM O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS DISCIPLINAS ON-LINE DE UMA FACULDADE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A PESQUISA EM RELAÇÃO AOS SEUS OBJETIVOS É CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA, TENDO COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO. NA COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM ANALISADOS NUMA PERSPECTIVA QUALI-QUANTITATIVA. O RECORTE TEMPORAL DA INVESTIGAÇÃO ABRANGEU O PERÍODO QUE COMPREENDEM OS MESES DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS DE MORAN (2000), KENSKI (2003) E SILVA E CAMPOS (2016). OS RESULTADOS CENTRAIS DA ANÁLISE APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DOS ALUNOS DOMINAREM O RECURSO TECNOLÓGICO. TAMBÉM FICOU EVIDENTE A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE O REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES E TUTORES RESPONSÁVEIS PELAS DISCIPLINAS ON-LINE, NO QUE CONCERNE À AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, FICOU COMPROVADO A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MEDIADORA, NECESSÁRIA PARA A REALIDADE DA SALA DE AULA ON-LINE PELA POSSIBILIDADE DE PROMOVER A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERATIVA E COLABORATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DISCIPLINA ON-LINE, TUTOR, ENSINO-APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID5623_02072019215901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO DOS SANTOS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO SANTOS" "autor_email" => "gugastrong@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (PORTO-PORTUGAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62054 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 452 "inscrito_id" => 5623 "titulo" => "PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM BLACKBOARD VERSUS DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA DE NATAL/RN" "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E AVALIAR OS FATORES DETERMINANTES QUE POSSUEM RELAÇÃO SIGNIFICATIVA COM O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA NAS DISCIPLINAS ON-LINE DE UMA FACULDADE PRIVADA DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN. COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A PESQUISA EM RELAÇÃO AOS SEUS OBJETIVOS É CLASSIFICADA COMO EXPLORATÓRIO-DESCRITIVA, TENDO COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO O ESTUDO DE CASO. NA COLETA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO. OS DADOS EMPÍRICOS FORAM ANALISADOS NUMA PERSPECTIVA QUALI-QUANTITATIVA. O RECORTE TEMPORAL DA INVESTIGAÇÃO ABRANGEU O PERÍODO QUE COMPREENDEM OS MESES DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018. UTILIZOU-SE COMO REFERENCIAL TEÓRICO AS IDEIAS DE MORAN (2000), KENSKI (2003) E SILVA E CAMPOS (2016). OS RESULTADOS CENTRAIS DA ANÁLISE APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DOS ALUNOS DOMINAREM O RECURSO TECNOLÓGICO. TAMBÉM FICOU EVIDENTE A NECESSIDADE DE REFLETIR SOBRE O REDIMENSIONAMENTO DA PRÁTICA EDUCATIVA DOS PROFESSORES E TUTORES RESPONSÁVEIS PELAS DISCIPLINAS ON-LINE, NO QUE CONCERNE À AVALIAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE APRENDIZAGEM. DIANTE DISSO, FICOU COMPROVADO A NECESSIDADE DE UMA ABORDAGEM MEDIADORA, NECESSÁRIA PARA A REALIDADE DA SALA DE AULA ON-LINE PELA POSSIBILIDADE DE PROMOVER A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM NUMA PERSPECTIVA INTERATIVA E COLABORATIVA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "DISCIPLINA ON-LINE, TUTOR, ENSINO-APRENDIZAGEM, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID5623_02072019215901.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO DOS SANTOS FERNANDES" "autor_nome_curto" => "GUSTAVO SANTOS" "autor_email" => "gugastrong@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FERNANDO PESSOA (PORTO-PORTUGAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }