PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62109 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1700 "inscrito_id" => 4329 "titulo" => "PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, REALIZADA DURANTE A VIGÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/2018.2), NA ÁREA DE LETRAS, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL). ASSIM, O OBJETIVO TRAÇADO É LEVANTAR O NÚMERO DE ALUNOS LEITORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO QUE ESTÁ INSERIDA NO PROGRAMA, SENDO TRÊS TURMAS PARTICIPANTES, TOTALIZANDO CEM ALUNOS. A PARTIR DISSO, ANALISAMOS AS RESPOSTAS A FIM DE IDENTIFICAR SE OS ALUNOS ALÉM DE ALFABETIZADOS, ESTÃO INSERIDOS NO LETRAMENTO LITERÁRIO, UMA VEZ QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA A ESCOLA MEDIAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES, CONSEQUENTEMENTE, DE CIDADÃOS CRÍTICOS E ATUANTES DENTRO DA SOCIEDADE. NO ENTANTO, OS RESULTADOS APONTADOS É QUE A MINORIA DOS ALUNOS SE CONSIDERA LEITORES, DESSE MODO, A MAIORIA NÃO DESENVOLVE AS HABILIDADES DE LEITURA E COMO CONSEQUÊNCIA O ALUNO NÃO CONSEGUE COMPREENDER E INTERPRETAR DE FORMA EFICAZ O TEXTO. PORTANTO, O PRÓXIMO PASSO DA PESQUISA É A INTERVENÇÃO, OBJETIVANDO O CONTATO DO ALUNO COM O TEXTO, PERPASSANDO POR QUATRO PASSOS: MOTIVAÇÃO, INTRODUÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO, SEQUÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR COSSON (2006). NESSE SENTIDO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PAUTA-SE EM COSSON (2006), CANDIDO (1972), CEREJA (2005), TODOROV (2010), SOUZA E COSSON (2011), LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, A FUNÇÃO DA LITERATURA NA VIDA DO ALUNO E O MODO COMO SE TEM TRABALHADO O ENSINO DE LITERATURA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ALUNO, MEDIADOR, MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID4329_14082019214122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_email" => "eliane.bombeirete2012@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62109 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1700 "inscrito_id" => 4329 "titulo" => "PRÁTICA DE LETRAMENTO LITERÁRIO NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "TRATA-SE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, REALIZADA DURANTE A VIGÊNCIA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID/2018.2), NA ÁREA DE LETRAS, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS (UNEAL). ASSIM, O OBJETIVO TRAÇADO É LEVANTAR O NÚMERO DE ALUNOS LEITORES EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO QUE ESTÁ INSERIDA NO PROGRAMA, SENDO TRÊS TURMAS PARTICIPANTES, TOTALIZANDO CEM ALUNOS. A PARTIR DISSO, ANALISAMOS AS RESPOSTAS A FIM DE IDENTIFICAR SE OS ALUNOS ALÉM DE ALFABETIZADOS, ESTÃO INSERIDOS NO LETRAMENTO LITERÁRIO, UMA VEZ QUE É DE SUMA IMPORTÂNCIA A ESCOLA MEDIAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE LEITORES, CONSEQUENTEMENTE, DE CIDADÃOS CRÍTICOS E ATUANTES DENTRO DA SOCIEDADE. NO ENTANTO, OS RESULTADOS APONTADOS É QUE A MINORIA DOS ALUNOS SE CONSIDERA LEITORES, DESSE MODO, A MAIORIA NÃO DESENVOLVE AS HABILIDADES DE LEITURA E COMO CONSEQUÊNCIA O ALUNO NÃO CONSEGUE COMPREENDER E INTERPRETAR DE FORMA EFICAZ O TEXTO. PORTANTO, O PRÓXIMO PASSO DA PESQUISA É A INTERVENÇÃO, OBJETIVANDO O CONTATO DO ALUNO COM O TEXTO, PERPASSANDO POR QUATRO PASSOS: MOTIVAÇÃO, INTRODUÇÃO, LEITURA E INTERPRETAÇÃO, SEQUÊNCIA BÁSICA PROPOSTA POR COSSON (2006). NESSE SENTIDO, A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA PAUTA-SE EM COSSON (2006), CANDIDO (1972), CEREJA (2005), TODOROV (2010), SOUZA E COSSON (2011), LEVANTANDO QUESTÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO LITERÁRIO, A FUNÇÃO DA LITERATURA NA VIDA DO ALUNO E O MODO COMO SE TEM TRABALHADO O ENSINO DE LITERATURA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LEITURA, LETRAMENTO LITERÁRIO, ALUNO, MEDIADOR, MEDIADOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID4329_14082019214122.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ELIANE DOS SANTOS" "autor_email" => "eliane.bombeirete2012@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }