O ENSINO DA MATEMÁTICA É UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL QUE EXIGE BASES CONCEITUAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS CONCRETAS SUBSIDIADAS POR RECURSOS PEDAGÓGICOS E TECNOLÓGICOS. ESTE ESTUDO INVESTIGOU DE QUE FORMA O PROFESSOR DESENVOLVE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO OS RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE SÃO UTILIZADOS. O PROCEDIMENTO METODOLÓGICO ADOTADO FOI PESQUISA DO TIPO DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS UTILIZADO FOI ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. PARTICIPARAM DA PESQUISA QUATRO DOCENTES QUE ATUAM NO 4º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM PORTO VELHO/RO. OS DADOS REVELAM QUE OS DOCENTES UTILIZAM RECURSOS PEDAGÓGICOS DIFERENCIADOS EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PORÉM DE FORMA TANGENCIAL TENDO O LIVRO DIDÁTICO COMO O ÚNICO REFERENCIAL TEÓRICO. O ENSINO DEVE RELACIONAR CONCEITOS TEÓRICOS COM A PRÁTICA VIVENCIADA NO COTIDIANO DA CRIANÇA PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA APRENDIZAGEM. A MATEMÁTICA, ASSIM COMO OS DIVERSOS COMPONENTES CURRICULARES, DEVE POSSIBILITAR A CONSCIÊNCIA CRÍTICA, SOLIDÁRIA, ACEITAÇÃO DA DIVERSIDADE, DEMOCRACIA, AUTONOMIA INTELECTUAL, PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PARA A MELHORIA DE VIDA DAS PESSOAS.