PRÁTICAS CURRICULARES: RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62123 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES: RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "O REFERIDO TRABALHO INTITULADO PRÁTICAS CURRICULARES: RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR TÊM COMO OBJETIVO DISCUTIR COMO O CURRÍCULO TEM SIDO PENSADO PELA GESTÃO ESCOLAR, NO INTUITO DE VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A AUTONOMIA DO PROFESSOR EM SUAS PRÁTICAS CURRICULARES DENTRO DA SALA DE AULA. EM DECORRÊNCIA, PROCURAMOS COMPARAR AS PRÁTICAS CURRICULARES, APONTANDO NOVOS CAMINHOS PARA A REORIENTAÇÃO DO CURRÍCULO; DE MODO QUE POSSAMOS DISCUTIR OS PÓS E CONTRAS DO CURRÍCULO ATUAL, DE MODO A SABER SE EXISTE UM POSICIONAMENTO DIANTE DA AUTONOMIA DOCENTE E DAS MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ARTIGO REALIZOU-SE A PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E PARA A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE CONSULTAS A LIVROS, ARTIGOS DE INTERNET, DE REVISTAS ESPECIALIZADAS, SENDO FONTES CREDENCIADAS, ORGANIZADA DE MODO A COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO QUE JÁ EXISTIA NA TEMÁTICA, APRESENTANDO DEFINIÇÕES E CONCEITOS PRESENTES NA PRÁTICA DOCENTE. DENTRE AS LEITURAS TEÓRICAS PARA FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO DESTACAMOS: ARROYO (2011), ESTEBAN (2008), LEI N°9.394/1996, LIBÂNEO (1998), MOREIRA & SILVA (2013), PAIXÃO (2010), PACHECO (2005), SACRISTÁN (1999), DENTRE OUTROS QUE SERVIRAM DE NORTE PARA DESENVOLVERMOS NOSSAS REFLEXÕES. É NECESSÁRIO UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNO PARA QUE A RELAÇÃO SEJA HUMANA, HARMÔNICA, CONSIDERANDO A COAUTORIA, CORRESPONSABILIDADE DOS AGENTES PROCESSUAIS. CONCLUÍMOS COM ESTE TRABALHO A COMPREENSÃO DE QUE A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DEVE INICIAR A PARTIR DA FORMULAÇÃO DO CURRÍCULO; O PROFESSOR PRECISA ENTENDER QUE A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR É UM PROCESSO CONTÍNUO, INACABADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, AUTONOMIA DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID111_18052019111620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "lucygomys@gmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62123 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 111 "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES: RELAÇÃO PROFESSOR - ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR" "resumo" => "O REFERIDO TRABALHO INTITULADO PRÁTICAS CURRICULARES: RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR TÊM COMO OBJETIVO DISCUTIR COMO O CURRÍCULO TEM SIDO PENSADO PELA GESTÃO ESCOLAR, NO INTUITO DE VALORIZAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS DISCENTES, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A AUTONOMIA DO PROFESSOR EM SUAS PRÁTICAS CURRICULARES DENTRO DA SALA DE AULA. EM DECORRÊNCIA, PROCURAMOS COMPARAR AS PRÁTICAS CURRICULARES, APONTANDO NOVOS CAMINHOS PARA A REORIENTAÇÃO DO CURRÍCULO; DE MODO QUE POSSAMOS DISCUTIR OS PÓS E CONTRAS DO CURRÍCULO ATUAL, DE MODO A SABER SE EXISTE UM POSICIONAMENTO DIANTE DA AUTONOMIA DOCENTE E DAS MÚLTIPLAS VIVÊNCIAS DOS ALUNOS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE ARTIGO REALIZOU-SE A PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E PARA A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE CONSULTAS A LIVROS, ARTIGOS DE INTERNET, DE REVISTAS ESPECIALIZADAS, SENDO FONTES CREDENCIADAS, ORGANIZADA DE MODO A COMPLEMENTAR O CONHECIMENTO QUE JÁ EXISTIA NA TEMÁTICA, APRESENTANDO DEFINIÇÕES E CONCEITOS PRESENTES NA PRÁTICA DOCENTE. DENTRE AS LEITURAS TEÓRICAS PARA FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO DESTACAMOS: ARROYO (2011), ESTEBAN (2008), LEI N°9.394/1996, LIBÂNEO (1998), MOREIRA & SILVA (2013), PAIXÃO (2010), PACHECO (2005), SACRISTÁN (1999), DENTRE OUTROS QUE SERVIRAM DE NORTE PARA DESENVOLVERMOS NOSSAS REFLEXÕES. É NECESSÁRIO UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSOR E ALUNO PARA QUE A RELAÇÃO SEJA HUMANA, HARMÔNICA, CONSIDERANDO A COAUTORIA, CORRESPONSABILIDADE DOS AGENTES PROCESSUAIS. CONCLUÍMOS COM ESTE TRABALHO A COMPREENSÃO DE QUE A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DEVE INICIAR A PARTIR DA FORMULAÇÃO DO CURRÍCULO; O PROFESSOR PRECISA ENTENDER QUE A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR É UM PROCESSO CONTÍNUO, INACABADO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "CURRÍCULO, EDUCAÇÃO, AUTONOMIA DO PROFESSOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID111_18052019111620.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAÍNA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "JANAÍNA" "autor_email" => "lucygomys@gmail.com" "autor_ies" => "UEMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }