OBJETIVA-SE APRESENTAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS NACIONAIS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOCENTE ENTRE OS ANOS DE 2014 A 2019. PARA ESTA REVISÃO FORAM CONSULTADAS TRÊS BASES INDEXADORAS: PERIÓDICOS CAPES, PEPSIC E SCIELO, VISTO QUE SÃO BASES RELEVANTES NO ÂMBITO NACIONAL BASTANTE UTILIZADAS PELOS PESQUISADORES BRASILEIROS. COM A ELEIÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE BUSCAS E CRUZAMENTO ENTRE AS PALAVRAS CHAVES “METODOLOGIAS ATIVAS” AND “FORMAÇÃO DOCENTE” OR “FORMAÇÃO DE PROFESSORES” FORAM REALIZADAS AS PESQUISAS, SELEÇÃO DE ARTIGOS PELA LEITURA DOS TÍTULOS E RESUMOS, DE ACORDO COM CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO PREVIAMENTE ESTABELECIDOS, RESULTANDO NUM TOTAL DE 12 ARTIGOS POTENCIAIS PARA ANÁLISE, SÍNTESE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS RESULTADOS DESSA REVISÃO SISTEMÁTICA SINALIZAM QUE OS ARTIGOS REFERENTES ÀS METODOLOGIAS ATIVAS SÃO TENDENCIOSAMENTE RELACIONADOS À ÁREAS DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. AINDA, PERCEBE-SE UMA ESCASSEZ DE PUBLICAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA NA EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, RELACIONADO AOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE. SUGERE QUE NOVAS PESQUISAS UTILIZEM A TRIANGULAÇÃO DOS DADOS E CONTEMPLEM O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.