O TEMA DA PESQUISA LOCALIDADE, A CARTOGRAFIA E O SENSORIAMENTO REMOTO, BUSCA ANALISAR FATORES PREPONDERANTES PARA A INOVAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA NAS SÉRIES INICIAIS USANDO FERRAMENTAS MIDIÁTICAS COMO MAPAS INTERATIVOS, IMAGENS DE SATÉLITE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. O ESTUDO BUSCA ANALISAR DO USO DAS TICS NA CONSTRUÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE AUXILIEM UM ENSINO DA GEOGRAFIA, EM ESPECÍFICO DA CARTOGRAFIA DE MANEIRA EFICIENTE E DINÂMICA DENTRO DE CADA UNIDADE ESCOLAR. PROPÕE-SE NA PESQUISA UMA ANÁLISE SOBRE O SENSORIAMENTO REMOTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, TENDO COMO FIO CONDUTOR A LOCALIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO NO ALUNO DOS CONCEITOS SOBRE CIDADANIA E DEMOCRACIA. O PRESENTE ARTIGO PROPÕE A REFLEXÃO SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR E SUAS PRÁTICAS NO MUNDO GLOBALIZADO E COMO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFLUENCIA NO MODO COMO O CONHECIMENTO É ADQUIRIDO E TRANSMITIDO.