PRÁTICAS DIDÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA ESCOLA QUILOMBOLA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62136 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5714 "inscrito_id" => 14921 "titulo" => "PRÁTICAS DIDÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA ESCOLA QUILOMBOLA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEVE COMO GÊNESE, A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MÉTODO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. NA PROPOSIÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO O ALUNO OCUPA CENTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO E, O PROFESSOR A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O ESTUDO PRETENDEU PRIMEIRAMENTE APRESENTAR AOS ALUNOS DO 5º ANO A ESTRATÉGIA DE ENSINO NORTEADA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, EM PARTICULAR PELOS GRUPOS INTERATIVOS, ESTA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA TEM SIDO AMPLAMENTE UTILIZADA PELOS PAÍSES EUROPEUS QUE VEM OCUPANDO DESTAQUE NAS AVALIÇÕES EXTERNAS INTERNACIONAIS. A GUISA DA INVESTIGAÇÃO FOI AVERIGUAR SE O USO DESTA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CONTRIBUI PARA ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 5° ANO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA? O MARCO TEÓRICO FOI ANCORADO PRINCIPALMENTE EM FLECHA (1997, 2013) E VYGOTSKY (2010). DESTACA-SE COMO RESULTADO OCORRÊNCIA DA ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;NOTA-SE NO DISCURSO DOS PESQUISADOS À PROMOÇÃO DE AÇÕES SOCIOINTERACIONISTAS ENTRE ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR-CONHECIMENTO; CONSTATA-SE A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA ENTRE TODOS ATORES EDUCACIONAIS. CONCLUI-SE QUE AS METODOLOGIAS A PARTIR DO USO DOS GRUPOS INTERATIVOS CONFORME OS ESTUDOS REALIZADOS CORROBORA DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DOS ALUNOS, BEM COMO PROMOVEU O INTERESSE DE TODOS OS ALUNOS PARA APRENDER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID14921_03102019211215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LUIS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LUIS" "autor_email" => "carlosluispereira_331@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62136 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5714 "inscrito_id" => 14921 "titulo" => "PRÁTICAS DIDÁTICAS DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS NUMA ESCOLA QUILOMBOLA" "resumo" => "ESTE ARTIGO TEVE COMO GÊNESE, A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MÉTODO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. NA PROPOSIÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO O ALUNO OCUPA CENTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO E, O PROFESSOR A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O ESTUDO PRETENDEU PRIMEIRAMENTE APRESENTAR AOS ALUNOS DO 5º ANO A ESTRATÉGIA DE ENSINO NORTEADA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, EM PARTICULAR PELOS GRUPOS INTERATIVOS, ESTA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA TEM SIDO AMPLAMENTE UTILIZADA PELOS PAÍSES EUROPEUS QUE VEM OCUPANDO DESTAQUE NAS AVALIÇÕES EXTERNAS INTERNACIONAIS. A GUISA DA INVESTIGAÇÃO FOI AVERIGUAR SE O USO DESTA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CONTRIBUI PARA ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 5° ANO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA? O MARCO TEÓRICO FOI ANCORADO PRINCIPALMENTE EM FLECHA (1997, 2013) E VYGOTSKY (2010). DESTACA-SE COMO RESULTADO OCORRÊNCIA DA ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;NOTA-SE NO DISCURSO DOS PESQUISADOS À PROMOÇÃO DE AÇÕES SOCIOINTERACIONISTAS ENTRE ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR-CONHECIMENTO; CONSTATA-SE A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA ENTRE TODOS ATORES EDUCACIONAIS. CONCLUI-SE QUE AS METODOLOGIAS A PARTIR DO USO DOS GRUPOS INTERATIVOS CONFORME OS ESTUDOS REALIZADOS CORROBORA DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DOS ALUNOS, BEM COMO PROMOVEU O INTERESSE DE TODOS OS ALUNOS PARA APRENDER." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos" "palavra_chave" => "CIÊNCIAS, MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, METODOLOGIAS ATIVAS, METODOLOGIAS ATIVAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA5_ID14921_03102019211215.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:44" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS LUIS PEREIRA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LUIS" "autor_email" => "carlosluispereira_331@hot" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }