É PERCEPTÍVEL A DIFICULDADE DOS EDUCANDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO QUE TANGE LEITURA ESCRITA, PRODUÇÃO TEXTUAL DE GÊNEROS DO COTIDIANO E ENFRENTAMENTO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA. NESTA PERSPECTIVA, POSSIBILITA-SE AO DISCENTE, ATIVIDADES DOS GÊNEROS TEXTUAIS FÁBULA E CONTO, PROPORCIONANDO UM CONHECIMENTO MAIS APROFUNDADO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA. É ATRAVÉS DA LEITURA QUE SE DÁ A RELAÇÃO INTERACIONISTA DO AUTOR/TEXTO/LEITOR, PARA A COMPREENSÃO DE UM TEXTO E A PRODUÇÃO DE OUTROS. NESTE CONTEXTO, OBJETIVO DESTE ESTUDO É PROPICIAR NOS EDUCANDOS SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM UTILIZANDO MECANISMOS DE LEITURA E ESCRITA NOS GÊNEROS TEXTUAIS CONTO E FÁBULA, DANDO-LHES OPORTUNIDADES DO USO DE ELEMENTOS MIDIÁTICOS PARA ESTIMULAR A CRITICIDADE, O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO E CULTURAL, COMO INSTRUMENTOS DE INFORMAÇÃO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA CIDADANIA ATIVA. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PAUTARAM-SE NAS RODAS DE LEITURA COMPARTILHADA, UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA PARA PESQUISA E CONTATO COM ESTES GÊNEROS, TAMBÉM FIZERAM PARTE DESTE PROCESSO, PROPORCIONANDO UMA INTERAÇÃO DO EDUCADOR/LEITOR COM EDUCANDO/RECEPTOR. REFLETINDO ESTA PRÁTICA, OS DISCENTES RELATAM O QUE LEEM, COMPARANDO COM SUAS EXPERIÊNCIAS E REALIDADES EM TEXTOS MARCADOS PELA CULTURA ESCRITA E ORAL. PORTANTO, DENTRE AS ATIVIDADES CONSOLIDADAS, OS ALUNOS INTRODUZIRAM A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E ESCRITA DE CONTOS E FÁBULAS, MOSTRANDO-SE VERSÁTEIS E DINÂMICOS NAS APRESENTAÇÕES DE TEXTOS COERENTES, COESOS, REFLEXIVOS, ENFATIZANDO OS ENSINAMENTOS E VALORES MORAIS DAS OBRAS.