PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO/ RR: ANÁLISES E REFLEXÕES
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62184 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1741 "inscrito_id" => 7789 "titulo" => "PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO/ RR: ANÁLISES E REFLEXÕES" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA REFLEXÕES REFERENTES AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI COM ALUNOS DOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO/RR. CONSIDERADO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A ASSUNÇÃO DA IDENTIDADE INDIVIDUAL, O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA INDÍGENA TORNA-SE REFLEXO DA IDENTIDADE SOCIOCULTURAL E ÉTNICA DAS CRIANÇAS. ASSIM, BJETIVOU-SE ANALISAR COMO ACONTECE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MACUXI DAS CRIANÇAS QUE VIVENCIAM AS PRÁTICAS CULTURAIS DA SUA COMUNIDADE. POR SER UMA PESQUISA QUALITATIVA, FORAM CONSIDERADAS AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR E AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA E ESCOLA PARA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI, CONSIDERADA EM DESUSO NESSA FAIXA ETÁRIA. NESSA PERSPECTIVA FORAM REALIZADOS ENCONTROS, OFICINAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS NA LÍNGUA MACUXI COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA/AÇÃO, COM A PARTICIPAÇÃO DE PAIS. ESTE TRABALHO DEU-SE INÍCIO EM 2014 E ENCERROU-SE EM 2018, OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE O INCENTIVO DOS PAIS E PROFESSORES LEVOU OS ALUNOS A AVANÇAREM NA ALFABETIZAÇÃO, NA PRODUÇÃO DA ESCRITA E LEITURA DE TEXTOS NA LÍNGUA MACUXI, NO USO DA LÍNGUA NA ORALIDADE E NAS RELAÇÕES SOCIAIS. O PIBID DIVERSIDADE TEM SIDO UM CANAL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, OPORTUNIZANDO AOS ENVOLVIDOS QUESTIONAR SUAS PRÁXIS, RELACIONANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS E COMUNIDADES INDÍGENAS SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE, REFLETINDO A IDENTIDADE SOCIAL E INDIVIDUAL DAQUELES QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO POSSIBILIDADE DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LÍNGUA MACUXI, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7789_14082019223856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA JANE TEBIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANE TEBIER" "autor_email" => "mara.tebier@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62184 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1741 "inscrito_id" => 7789 "titulo" => "PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI NOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I DA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO/ RR: ANÁLISES E REFLEXÕES" "resumo" => "ESTE TEXTO APRESENTA REFLEXÕES REFERENTES AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI COM ALUNOS DOS 1º E 2º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA BERNARDO SAYÃO/RR. CONSIDERADO DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A ASSUNÇÃO DA IDENTIDADE INDIVIDUAL, O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA LÍNGUA INDÍGENA TORNA-SE REFLEXO DA IDENTIDADE SOCIOCULTURAL E ÉTNICA DAS CRIANÇAS. ASSIM, BJETIVOU-SE ANALISAR COMO ACONTECE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MACUXI DAS CRIANÇAS QUE VIVENCIAM AS PRÁTICAS CULTURAIS DA SUA COMUNIDADE. POR SER UMA PESQUISA QUALITATIVA, FORAM CONSIDERADAS AS PROPOSTAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS NO CONTEXTO ESCOLAR E AS VIVÊNCIAS DAS CRIANÇAS NA COMUNIDADE, POSSIBILITANDO UMA APROXIMAÇÃO DA FAMÍLIA E ESCOLA PARA VALORIZAÇÃO DA LÍNGUA MACUXI, CONSIDERADA EM DESUSO NESSA FAIXA ETÁRIA. NESSA PERSPECTIVA FORAM REALIZADOS ENCONTROS, OFICINAS PARA A PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS E PEDAGÓGICOS NA LÍNGUA MACUXI COMO INSTRUMENTOS METODOLÓGICOS DA PESQUISA/AÇÃO, COM A PARTICIPAÇÃO DE PAIS. ESTE TRABALHO DEU-SE INÍCIO EM 2014 E ENCERROU-SE EM 2018, OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM POSITIVOS, VISTO QUE O INCENTIVO DOS PAIS E PROFESSORES LEVOU OS ALUNOS A AVANÇAREM NA ALFABETIZAÇÃO, NA PRODUÇÃO DA ESCRITA E LEITURA DE TEXTOS NA LÍNGUA MACUXI, NO USO DA LÍNGUA NA ORALIDADE E NAS RELAÇÕES SOCIAIS. O PIBID DIVERSIDADE TEM SIDO UM CANAL ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA, OPORTUNIZANDO AOS ENVOLVIDOS QUESTIONAR SUAS PRÁXIS, RELACIONANDO A REALIDADE DAS ESCOLAS E COMUNIDADES INDÍGENAS SOB A PERSPECTIVA DA INTERCULTURALIDADE, REFLETINDO A IDENTIDADE SOCIAL E INDIVIDUAL DAQUELES QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA COMO POSSIBILIDADE DE AFIRMAÇÃO IDENTITÁRIA." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LÍNGUA MACUXI, INTERCULTURALIDADE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID7789_14082019223856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA JANE TEBIER DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANE TEBIER" "autor_email" => "mara.tebier@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }