O PRESENTE ARTIGO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA ANALÍTICA ACERCA DAS CONDICIONANTES DO DIÁLOGO ELETRÔNICO QUE POSSIBILITA A MIDIATIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO DA PESQUISA ACADÊMICA EM MODELOS ABERTOS DE DIVULGAÇÃO NO CIBERESPAÇO. O TEXTO ADVOGA EM FAVOR DE UMA ABORDAGEM DE APRENDIZAGEM CONSTRUTIVISTA, AMPARADA NOS CONTEXTOS DO OPEN ACCESS, QUE TEM COMO UM DE SEUS PRINCIPAIS OBJETIVOS, POSSIBILITAR A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS. PARA TANTO, APRESENTA AS PREMISSAS DO DIÁLOGO QUE SURGE DAS INTERAÇÕES ENTRE OS ATORES DA CIÊNCIA, MEDIADO PELOS RECURSOS DIGITAIS, APOIANDO-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE SÍVERES (2018), FREIRE (2018) E LÉVY (1999). A MIDIATIZAÇÃO DA PESQUISA ACADÊMICA E AS NOÇÕES DE MODELO DE DIVULGAÇÃO EM ACESSO ABERTO, ALÉM DA INTEGRIDADE DA PESQUISA SÃO FUNDAMENTADOS EM MORENO ET AL (2006), OLIVEIRA (2018), PIERRO (2018), BEALL (2015), GOLDIM (2016) E PITHAN ET AL (2016) CONTRIBUEM, RESPECTIVAMENTE. APRESENTA NOÇÕES DE AMBIÊNCIA PARA MIDIATIZAR E DIVULGAR DADOS DE PESQUISAS CIENTÍFICAS, PROPONDO UM PROCESSO EDUCATIVO DIALÓGICO (PED) PARA MEDIAR OS DIÁLOGOS ELETRÔNICOS E PROMOVER A INTERCONECTIVIDADE GLOBAL DA CIÊNCIA, EM BENEFÍCIO DA FORMAÇÃO EM CIDADANIA.