NAS ESCOLAS BRASILEIRAS, AS ORIENTAÇÕES QUE NORTEIAM O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL FUNDAMENTAM-SE, DE MODO GERAL, NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017), A QUAL FOI PRODUZIDA À LUZ DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998), QUE JÁ APONTAVAM PARA A NECESSIDADE DE UMA PRÁTICA DE ENSINO CONTEXTUALIZADA, PRÓXIMA À REALIDADE DOS ALUNOS. ASSIM, A DISCIPLINA DE LÍNGUA PORTUGUESA DESEMPENHA PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA TEXTUAL DOS ALUNOS, DEVENDO PROMOVER O APRIMORAMENTO DE SUA PRODUÇÃO ESCRITA E ORAL. NESSE CONTEXTO, O LIVRO DIDÁTICO (LD) CONSTITUI FERRAMENTA ESSENCIAL, POIS SE TRATA DE UM DOS RECURSOS MAIS UTILIZADOS PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O QUE SE PROPÕES EM TERMOS DE PRODUÇÃO TEXTUAL NO LD PORTUGUÊS LINGUAGENS, DOS AUTORES CEREJA E MAGALHÃES (2015), ADOTADO PELAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MAMANGUAPE – PB, PARA O 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. COMO REFERENCIAL TEÓRICO, O TRABALHO PAUTOU-SE NOS ESTUDOS SOBRE O PROCESSO DE PRODUÇÃO TEXTUAL FORMULADOS POR KOCH & ELIAS (2012), GERALDI (1997) DENTRE OUTROS QUE TAMBÉM CORROBORAM PARA TRATAR DO TEMA. O RESULTADO DA ANÁLISE DOS DADOS EVIDENCIA QUE A ABORDAGEM DA PRODUÇÃO TEXTUAL FEITA PELOS AUTORES NO LD EM QUESTÃO, DE MODO GERAL, BUSCA AMPLIAR A COMPETÊNCIA LINGUÍSTICA E DISCURSIVA DOS ALUNOS, CONTUDO, É IMPORTANTE DESTACAR QUE HÁ PROPOSTAS NO MANUAL EM QUE HÁ NECESSIDADE DE O PROFESSOR AMPLIAR AS ATIVIDADES SUGERIDAS, A FIM DE LEVAR O ALUNO A SE TORNAR SUJEITO CRÍTICO E ATIVO DE SUA APRENDIZAGEM.